Talvez você já tenha recebido a indicação de um médico ou nutricionista para comer pão integral. Posso dizer que, se recebeu, adote a indicação. O Pão integral realmente pode fazer a diferença na sua vida. Mas a questão é: podemos confiar no pão integral comprado no supermercado ou padaria?
Quando estamos no supermercado ficamos perdidos no meio de tantos rótulos e marcas. Como escolher um pão e ter a certeza que fiz boa escolha? Leia o rótulo e escolha a marca que possuir pelo menos três gramas de fibra na porção de cinquenta gramas ou duas fatias.
A quantidade de fibra não é garantia de qualidade. Muitas vezes a fibra vem do farelo de trigo, este já perdeu boa quantidade dos minerais e das vitaminas do complexo B. O exemplo típico é o pão Francês integral, feito com farinha branca e farelo de trigo. É rico em fibra, mas é pobre em nutrientes.
Confira a tabela 1 e compare a composição nutricional dos pães.
Vale a pena fazer uso do pão integral, mas se for possível sugiro fazer em casa enriquecendo com semente de girassol que vai conferir cálcio e ferro a receita, ou semente de linhaça que vai aumentar a concentração de ômega 3.
Pão 100%Integral
2 copos de água morna
¾ de copo americano de óleo
2 tabletes de fermento biológico
1 colher de sopa rasa de sal marinho
1 colher de chá de mel
1 copo de aveia
1 copo de farinha de centeio
4 copos de farinha de trigo integral
½ copo de semente de linhaça ou gergelim
Modo de fazer: Dissolver o fermento na água morna, acrescentar o restante dos ingredientes e amassar até soltar das mãos. Colocar na forma de pão, tampar com um pano e deixar crescer por 2 horas. Colocar para assar em forno pré-aquecido por 30 minutos (forno-médio).
Imagem: www.shutterstock.com