Nos dias quentes de verão, os cuidados com a saúde, e, especialmente com a pele precisam ser redobrados e com o uso constante do filtro solar.
O protetor solar, além de hidratar a pele, ajuda a absorver os raios ultravioletas e a proteger dos efeitos nocivos que a radiação causa, evitando possíveis manchas, lesões pré-cancerosas, o envelhecimento precoce e, até mesmo, o câncer de pele.
Para melhor e maior eficácia, o protetor ideal deve estar de acordo com a sua pele. Para o dia a dia, o mais recomendado é o FPS 20 ou 30, sem esquecer de levar em consideração a rotina de cada indivíduo, se fica muito tempo exposto ao sol ou em ambientes fechados.
Para as peles sensíveis a irritações e alergias, não se esqueça de verificar o conteúdo no rótulo do protetor solar. Se preciso, consulte seu dermatologista e saiba o mais indicado para o seu tipo de pele. Confira algumas dicas e precauções para evitar os danos causados pelo sol:
– Assim como as atividades rotineiras, faça do uso do protetor solar um hábito, aplicando todos os dias.
– Fique atento aos horários de exposição ao sol. Em geral, recomenda-se não tomar sol entre 10h e 16h, quando a incidência de raios ultravioleta B é mais alta.
– Aplique o filtro solar, pelo menos, 20 a 30 minutos antes de se expor ao sol. O protetor precisa desse tempo para ser absorvido e começar a agir.
– Para quem passa muito tempo no sol, lembre-se de reaplicar o filtro solar a cada 2 horas.
Foto: Shutterstock