Quem foi que disse que o cérebro não precisa de exercícios para se manter ativo? Assim como cuidamos da nossa saúde, é preciso também, cuidar do nosso sistema nervoso.
Ler, manter uma alimentação balanceada, dormir bem, praticar esportes regularmente e realizar atividades mentais ajudam a preservar o bem-estar do cérebro que com o passar do tempo vai perdendo a sua capacidade produtiva.
Estimular o cérebro a se exercitar ajuda a evitar problemas cerebrais como demência, doenças cognitivas e Alzheimer.
Para manter a atividade mental, existe inúmeros exercícios e técnicas simples de serem realizadas, como buscar novos hábitos, caminhos diferentes no dia a dia, estimular o paladar, tentar fazer as coisas de olhos fechados, trocar o lado do mouse no computador e até mesmo jogos de tabuleiro, palavras cruzadas e quebra-cabeças estimulam cada vez mais a memória cognitiva.
Toda “novidade”, além de prazerosas, provoca a criação de redes neurais mais sólidas e saudáveis, além de fortalecer redes neurais antigas, ajudando a você a ser mais produtivo e a raciocinar melhor. Mesmo com tantas técnicas, vale lembrar que é importante estar sempre alerta aos pequenos sinais do corpo e da mente. Fique ligado.
Foto: Shutterstock