selo-desde-2000-nutrye

*Válido para primeira compra acima de R$150 . Exceto Kits . Cupom não cumulativo.

Compartilhar esse Post

Exercício Físico e queima de gordura

Recentemente foi descoberto um hormônio denominado irisina liberado durante o exercício físico que ajuda a queimar gordura. Que o exercício físico ajuda a queimar gordura, isso não é novidade pra ninguém, mas como ele age na queima da gordura corporal isso sim é novidade, que a indústria farmacêutica já está vislumbrando em breve usar na formulação de medicamentos que potencialize a queima de gordura. Acredito que não devemos substituir em momento algum a prática de exercício físico pelo uso desta substância. Muito dos benefícios que o exercício promove vai ser minimizado pelo uso desta substância.

A pesquisa foi conduzida pelo Professor Bruce Spielgelman da Universidade de Harvard nos Estados Unidos, os dados da pesquisa foram publicados na revista Nature no início de 2012 e detectou a presença irisina no sangue de ratos e homens adultos submetidos a um período de exercício físico. Durante a prática de exercício uma série de proteínas é liberada na corrente sanguínea, uma dessas proteínas (hoje conhecida como proteína PGC1-alfa) é utilizada pelo organismo para produzir a irisina (também chamada de Fndc5), responsável por aumentar o consumo de energia.

Além do papel de aumentar o gasto calórico e queimar gordura a irisina se mostrou eficaz no controle do nível de glicose no sangue. Na pesquisa foi injetado o novo hormônio em ratos de laboratório obesos e resistentes à produção da insulina, hormônio que controla o açúcar no sangue, e os resultados apresentaram melhoras significativas na tolerância à glicose, e uma pequena perda de peso.

Depois da descoberta da irisina, o número de pesquisas e investigações sobre o assunto aumentou muito e hoje conhecemos um pouco mais da sua ação na redução do peso e controle da glicose sanguínea.

Foi descoberto que a PGC1-alfa produzida após a prática de exercício prolongado regula genes envolvidos no controle da pressão arterial, na regulação do colesterol celular, no controle do diabetes e no metabolismo energético regulando o peso corporal. Além destas funções a presença da PGC1-alfa induz a produção, pela parte interna da membrana externa da célula muscular do hormônio irisina.

A irisina promove à transformação de parte da gordura branca em gordura marrom, que possuí maior gasto calórico, contribuindo para o controle do peso corporal e redução a resistência a ação da insulina, promovendo o controle do diabetes. A gordura branca é rica em triglicerídeos e com a prática do exercício esta gordura diminui reduzindo o risco de problemas futuros.

Por isso o convite de hoje é para fazermos exercício, e para potencializar a perda de gordura faça o exercício após o jantar e não coma mais depois.

Sucesso para obter todos os seus objetivos.

 

 

Dr. Ricardo Vargas de Andrade

Nutricionista

 

Compartilhar esse Post

últimas
Postagens

Todos os conteúdos publicados neste blog, têm caráter meramente informativo e não devem ser, sob nenhuma hipótese, vistos como substitutos de orientação médica.

Quer ser avisado de novos conteúdos?

Fique por dentro e se inscreva abaixo

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelas política de privacidade e termos de serviço do Google.

logo-nutrye-nutricao-eficiente-vitaminas-suplementos-alimentares

compartilhe

10% off
na sua compra

Se inscreva agora para receber esse desconto no site.