O ácido ascórbico ou vitamina C é um poderoso antioxidante, usado para neutralizar os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce. Outra função da vitamina é a hidroxilação do colágeno, que por sua vez, dá resistência aos dentes, tendões, ossos e paredes dos vasos sanguíneos.
Traduzindo, a vitamina C favorece a formação de nossos dentes, ossos, ajuda no sistema imunológico e na respiração celular e protege os vasos sanguíneos. Além disso, o ácido ascórbico ajuda o organismo a resistir contra doenças do coração, favorece o processo de cicatrização e, de acordo com alguns estudos, previne contra gripes, fraqueza muscular e infecções.
Vegetais, frutas e legumes são alimentos com vitamina C. Confira alguns deles e a quantidade** de vitamina C que oferecem:
Goiaba – 230 mg
Pimentão – 120 mg
Brócolis – 87 mg
Morango – 77 mg
Mamão papaia – 60 mg
Kiwi – 59 mg
Laranja – 54 mg
Couve-flor – 49 mg
** Quantidade de vitamina C em 100 gramas do alimento
Para aproveitar ao máximo a quantidade da vitamina presente na comida, recomenda-se comer o alimento cru, frutas frescas ou sucos recém preparados. Por ser muito volátil, em pouco tempo o nutriente é destruído.
Além dos alimentos, a vitamina C pode ser encontrada em suplementos como o Resisvit-C.
Dose diária recomendada
A dose diária recomendada (IDR) pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é de 60 mg de vitamina C. Para fumantes a recomendação é de 20 mg a mais por cada cigarro fumado. No entanto, os efeitos da poluição e o uso de determinados medicamentos podem diminuir a concentração da vitamina C no sangue, exigindo uma dose de até 120 mg por dia.
O ideal é consultar um médico ou nutricionista, que irá avaliar a quantidade ideal e formas de completar a ingestão diária da vitamina.
Mitos e verdades
Além dos benefícios citados acima, você pode saber mais sobre o tema entendendo os mitos e verdades dessa popular vitamina.
Imagem: www.shutterstock.com