Cuidados com a pele, cabelo e unhas no inverno

Data da postagem: 11 de junho de 2020

No inverno, os cuidados com a pele, cabelo e unhas devem ter uma atenção diferente dos cuidados tomados durante o verão. Isso porque o nosso próprio corpo reage de maneiras diferentes em temperaturas baixas. Pensando nisso, trouxemos algumas orientações para você ter pele, cabelo e unhas impecáveis durante a estação mais fria do ano.

.

Pele

O inverno pode ser maravilhoso para a saúde da pele. Em especial, para quem tem a pele oleosa, pois, com as temperaturas menores, produzimos menos suor, e as chances de ter espinhas e outros desconfortos também caem.

No entanto, engana-se quem acha que não é necessário ter cautela em relação aos cuidados com a pele. O frio cria o clima ideal para uma pele ressecada e para o surgimento de alergias típicas da época. Sendo assim, siga essas dicas abaixo para ter uma pele maravilhosa mesmo em dias gelados.

Banho

O ideal seria tomar banho na água morna para evitar ressecamentos, mas, ninguém é de ferro, e a água morna parece gelada no inverno. Portanto, o melhor a se fazer depois de tomar banho na água quente é passar uma loção ou óleo hidratante por todo o corpo. Dessa forma, cria-se um “equilíbrio”.

Não se esqueça de hidratar cada parte do corpo com o creme específico para ela, ou seja, use creme facial para o rosto e corporal para o corpo. Não esqueça de hidratar, também, os lábios, usando um lip balm ou manteiga de cacau, e, também, a sola dos pés.

Água

Não nos cansamos de dar essa dica essencial para a saúde do corpo todo. Só porque no inverno você não sente calor, não significa que a dose de água deve diminuir. Portanto, beba dois litros de água diariamente e você verá sua pele ter um aspecto muito mais saudável em poucos dias.

Protetor solar

Outro erro comum no inverno é dispensar o protetor solar, já que o Sol não está tão forte. A verdade é que o Sol continua fazendo o mesmo estrago na pele durante o inverno, principalmente para quem não usa o protetor solar. Os radicais livres produzidos em reação à luz solar são os principais responsáveis pelo envelhecimento precoce da pele.

Alimentação

Nós já fizemos um post falando somente sobre os cuidados com a alimentação no inverno, com dicas ótimas sobre alimentação sazonal. Basicamente, o que você precisa evitar no inverno, para o bem da sua pele, é consumir alimentos gordurosos, frituras e excesso de calorias. Se você quiser ler a matéria completa e aproveitar mais dicas, clique aqui para acessar.

.

Cabelo

A falta de umidade no ar típica do inverno faz com que os cabelos tendam a ficar mais opacos e quebradiços, com um aspecto ressecado. Por isso, seguir as orientações abaixo pode salvar seus cabelos.

Cremes

Aposte no uso de cremes com ação nutritiva e hidratante, pois eles devolverão a umidade ao seu cabelo e manterão o aspecto sedoso. Para os cabelos cacheados e crespos, a melhor opção é usar cremes livres de parabenos, pois esse componente pode acabar ressecando ainda mais os fios.

Lavagem

No frio, lavar o cabelo é um desafio, por isso muitas pessoas demoram mais entre uma lavagem e outra. No entanto, esse intervalo maior não é recomendado, pois faz com que haja um acúmulo de oleosidade no couro cabeludo. Isso é responsável pelo surgimento de irritações e coceiras. Não tem um tempo ideal para lavar, pois cada cabelo é diferente. A dica, portanto, é lavar sempre que o cabelo estiver mais pesado e rígido.

Protetor térmico

Por uma questão de saúde ou mesmo por conforto, não é recomendado ficar com o cabelo molhado no inverno. Sendo assim, o secador de cabelo é um grande aliado nessa época. Existe uma boa variedade de protetores térmicos para o cabelo que vão evitar que os fios sofram com a ação do secador.

Cor

Se você está pensando em pintar o cabelo, dê preferência para os tons escuros. Eles costumam disfarçar melhor o ressecamento causado pelo frio. Os tons mais claros vão exigir uma dose extra de cuidado e hidratação para alcançar um aspecto mais sedoso.

.

Unhas

Pode não aparentar, mas as unhas sofrem com as temperaturas baixas. O ressecamento das unhas pode deixá-las mais fracas e quebradiças, sem falar que as cutículas também fazem parte do pacote. As dicas abaixo vão te ajudar a ter o cuidado ideal com elas nesta estação.

Hidratação

Use cremes específicos para as mãos para hidratar, também, as cutículas. Também há ceras e óleos específicos para hidratar a região ao redor das unhas, que costuma ser a mais afetada. A aplicação deve ser feita duas vezes ao dia: de manhã e à noite.

Removedor

A acetona faz mal à saúde das unhas especialmente no inverno, por isso prefira usar produtos mais leves e que contenham agentes fortalecedores e hidratantes na composição. Evite, ainda, o uso de unhas postiças, extensões acrílicas ou adesivos de unha nessa época, pois a acetona é a única forma de removê-los.

Descanso

Normalmente você remove o esmalte velho e já quer passar um novo na sequência, né? Tente praticar o descanso das unhas. Após remover o esmalte, passe uma base e espere um dia até esmaltar as unhas novamente. Isso evita as manchas amareladas.

Base

Passar o esmalte diretamente nas unhas sem a base por baixo é um pecado contra a saúde das unhas. Isso provavelmente é a causa das suas unhas terem um aspecto amarelado. Procure usar sempre bases fortalecedoras nas unhas. Elas costumam ter vitaminas e nutrientes na composição, que farão muita diferença.

.

Nutrição potencializada

Se você quer um único produto que potencialize os cuidados com sua pele, cabelo e unhas, a Nutrye desenvolveu o Vitaminas + Colágeno + Levedo de Cerveja. Ele tem ação antioxidante, combate os radicais livres e oferece toda a nutrição que você precisa para melhorar o aspecto da pele, cabelo e unhas de dentro para fora. Saiba mais sobre o produto clicando aqui.

Categorias: , ,