A vitamina E ou Tocoferol é essencial para a nossa sobrevivência, sendo necessária na alimentação diária. Mas afinal, para que serve a vitamina E?
Solúvel em gordura, a vitamina E recolhe radicais livres, sendo ótima substância antioxidante. A vitamina ajuda no controle da deterioração celular, reduz os sinais do envelhecimento e os danos causados pelos radicais livres no coração, músculos e glândulas.
Para quem pratica exercícios, a vitamina E é fundamental para fortificar a imunidade e reduzir o problema de oxidação celular. Além de melhorar a absorção da vitamina A, o Tocoferol diminui a fadiga, dores e cansaço após treinos intensos, acelerando a recuperação.
Também conhecida como vitamina da longevidade, a vitamina E tem importante função na manutenção do sistema nervoso e na fertilidade masculina e feminina. Por combater o envelhecimento celular, a vitamina E é indicada no tratamento das mulheres que desejam engravidar, diminuindo as chances de aborto.
Falta de vitamina E
A carência da vitamina E pode acarretar problemas no aparelho reprodutor masculino e feminino, distrofia musculares, desnutrição e problemas no sistema nervoso.
Alimentos com vitamina E
A maioria dos alimentos ricos em vitamina E são de origem vegetal, como cereais, castanhas e sementes. No entanto, a vitamina também pode ser encontrada na gema do ovo, fígado e na gordura que envolve a carne.
Quanto consumir por dia?
Um adulto deve ingerir de 8 a 10 mg de vitamina E por dia, quantidade que pode ser encontrada em duas castanhas do Pará, por exemplo. Outra opção é a ingestão da vitamina através de cápsulas, que geralmente já vêm com 100% da quantidade diária necessária.
Se você quiser saber mais sobre longevidade, confira o bate papo com o nutricionista da Nutrye, Ricardo Vargas: