1º – Ela não é uma vitamina.
Sim, você leu corretamente! A vitamina D na verdade é um hormônio esteróide, e ela foi denominada assim porque em meados dos anos 20 os cientistas acreditavam que ela só era obtida através da alimentação.
Foi batizada de “D” por ter sido a quarta substância descoberta, depois das vitaminas A, B e C. Graças aos avanços científicos, na década de 70 foi descoberto que essa vitamina poderia ser sintetizada pelo organismo, trazendo à tona essa grande descoberta, de que na realidade essa “vitamina” é um hormônio.
E ao contrário do que muitas pessoas pensam a vitamina encontrada em poucos alimentos não é o suficiente para nosso organismo. Um banho de sol com duração de aproximadamente 20 minutos é responsável por 80% a 90% da vitamina que o corpo recebe.
Mas atenção! Ao se expor no sol para obter a vitamina D, é essencial que você não esteja usando protetor solar. Isso porque o filtro, por menor que seja o fator, inibe a penetração dos raios UVB, que são os raios violeta do tipo B, responsáveis por sintetizar a vitamina em nosso organismo.
As janelas também atrapalham a absorção da vitamina, isso acontece porque os raios UVB são incapazes de atravessar o vidro. Por isso, o ideal é tomar aquele sol da manhã no quintal de casa, ou até mesmo em uma breve pausa no trabalho. Se possível, deixe as pernas e os braços de fora, pois quanto mais áreas o sol alcançar melhor.
A exposição ao sol da maneira recomendada irá proporcionar as 10 mil unidades de vitamina D.
Já conhece a linha suplementar natural da Nutryervas? Aqui você encontra o Suplemento de Vitamina D para repor sua necessidade diária. Converse com seu médico!
Foto: Shutterstock.