Continuando nosso tema devemos observar outros pontos importantes do estilo de vida que levamos, este olhar para nossa vida, nos ajuda a encontrar erros que precisam ser reparados, como estamos ainda no início do ano o melhor que temos a fazer é terminar este autoexame do estilo de vida e traçar metas para o ano de 2013.
A vida agitada das grandes cidades, o mundo capitalista a necessidade de produzir mais em menos tempo, tem gerado uma ansiedade e um nível de estresse elevado, mal sabem que muito da ansiedade que carregamos todos os dias, está diretamente ligada à falta de vitamina D circulando na corrente sanguínea. Está vitamina é um importante protetor cerebral e que ajuda a consolidar a memória, nos dá uma maior capacidade de concentração e aquieta os nervos agitados.
A vitamina D é produzida quando nos expomos ao sol, porém está exposição precisa ser no sol do meio dia até as 14h, no horário de verão das 13 – 15h, o tempo deve ser de 20 min. pelo menos quatro vezes por semana, como dissemos no início do texto a vida moderna muitas vezes impossibilita está prática gerando a necessidade de realizar a suplementação caso contrário muitos problemas decorrentes da baixa concentração da vitamina D começarão a aparecer.
Outra prática simples que precisamos adotar é respirar, mas espera ai, eu respiro o tempo todo e nem preciso pensar para fazê-lo, ai está o grande problema, conforme os anos passam nos esquecemos de como é respirar de maneira adequada. A respiração diafragmática que realizávamos quando criança caiu no esquecimento assim que abandonamos a prática de exercício físico, ou a partir do momento que perdemos a oportunidade de nos sentarmos em meio à natureza, sem pensar nos problemas e tranquilamente respirar o ar puro que exala dos poucos bosques ainda presentes nas grandes cidades.
Com relação à natureza o que temos feito, destruímos, poluímos e poucos pensaram nos benefícios que ela pode nos trazer até o momento que nos tornamos irritadiços, estressados e sem a menor condição de agir pela razão quando temos problemas para resolver e então recorremos a uns treinamentos onde executivos e empresários são levados à natureza para enfrentar os seus desafios. Na verdade o que era preciso era se retirar do seu habitat atual para o seu habitat natural e receber todos os benefícios que este local tem para oferecer, ar puro, luz solar, água fresca, repouso ao som da natureza, o céu estrelado a luz solar e o caminhar observando as belezas criadas por Deus para nosso deleite.
E falando em Deus, como está seu relacionamento com Ele? Pesquisas científicas publicadas na Scientific American demonstram que aqueles que fazem preces e meditam nas palavras de Deus descrita na bíblia recebem inúmeros benefícios alguns como: calma, lucidez, melhor capacidade de concentração, redução da ansiedade e do estresse, ajudam a controlar a raiva e outras emoções negativas, e ainda possibilitam o controle da pressão sanguínea.
Encerre este autoexame verificando como está o nível de ingestão de estimulantes. Nós não precisamos ingerir estes compostos, mas é claro que quando nos permitimos experimentar por algumas vezes nos tornamos viciados e seremos dependentes destes a partir deste ponto.
Devemos nos manter longe dos seguintes compostos, café, chás (mate, verde, preto, vermelho, branco e amarelo), refrigerantes a base de cola e guaraná, energéticos, cigarros e bebidas alcóolicas além das drogas ilícitas, todas trazem um falso bem estar e uma falsa capacidade de produzir mais. Depois do uso destes estimulantes vem uma sensação de fadiga e prostração o que gera a necessidade de usar novamente. As pessoas que costumam usar estimulantes sofrem de dor de cabeça quando a substância não é ingerida, isso demonstra sinais de dependência, escolha neste ano rever seu estilo de vida e que entre suas resoluções de inicio de ano o abandono dos estimulantes esteja presente na sua lista.
Por Dr. Ricardo Vargas de Andrade
Nutricionista
CRN-1 5804