Você sabe qual posição de importância seu trabalho ocupa em sua vida? Qualquer que seja ela, não deveria vir antes que sua saúde. Mesmo sendo uma fonte de realização e renda, muitos empregos possuem uma rotina que pode gerar problemas a nossa saúde física e mental, saiba quais são os riscos e como se proteger:
Costas e músculos – Para evitar a má postura, sente-se com as costas inteiras encostadas na cadeira, um apoio de pé e olhos centrados na tela do computador; para prevenir problemas pela repetição de movimentos, realize exercícios preventivos ao menos uma vez por dia.
Olhos – Deve-se evitar fontes de luz que atinjam os olhos diretamente, a luz deve ser regulada e constante. Tratar dos olhos secos com colírio também é importante, especialmente para as mulheres cuja falta de umidade pode ser agravada pelo uso da maquiagem.
Pulmões – O principal culpado pela má qualidade do ar interno nos ambientes de trabalho é o ar-condicionado que pode abrigar vírus, bactérias e ácaros. Para evitar a “síndrome dos edifícios doentes” o jeito é pressionar a administração para que seja feita a manutenção adequada do ar. Sair para tomar um ar fresco sempre que possível também ajuda e, se o calor não for tanto, melhor abrir as janelas.
Silhueta – A falta de atividade física durante o horário de trabalho é uma das grandes causas do aumento da obesidade. O jeito é compensar o tempo sentado com mais exercícios na academia e fazer lanches da tarde mais saudáveis e de baixa caloria.
Coração e cérebro – Esses são os órgãos mais afetados pelo stress advento de jornadas longas, falta de recursos e de reconhecimento no trabalho. Ainda não foi descoberto como acabar com o stress mas algumas atitudes como programar-se para trabalhar em casa um dia da semana, treinar o poder de negociação e encontrar recompensas fora da empresa (qualquer atividade prazerosa como pintar ou cantar) podem ajudar a diminuí-lo.
Imagem: www.shutterstock.com