Conhecida pelas suas propriedades nutricionais desde o Antigo Egito, onde era usada para fins medicinais, a escarola é uma verdura rica em vitaminas e minerais que beneficiam à saúde e o bom funcionamento do organismo.
Semelhante a alface, mas pertencente à família das Asteráceas, essa espécie de chicória é uma excelente fonte de cálcio, potássio, fósforo, ferro e de vitaminas A, B2, B5, C e betacaroteno, essenciais no combate dos radicais livres, infecções respiratórias e urinárias.
Rica em fibras, a raiz da escarola tem uma substância chamada inulina, de efeito prebiótico, que estimula a produção de bactérias benéficas que vivem no trato intestinal.
Seja para estimular o apetite ou a resistência do organismo, entre seus benefícios estão o controle da pressão arterial e do colesterol, a prevenção da anemia e de doenças cardiovasculares e o bom funcionamento do sistema nervoso.
Para quem pratica atividade física regularmente, a escarola é uma excelente fonte de vitaminas do complexo B que garantem a produção de energia para o corpo, boa para a produção de proteína, carboidratos e metabolismo da gordura. Além disso, ela é rica em potássio, que atua como controle de pressão e Ph do sangue e contrações musculares após atividades físicas intensas, que ajuda na recuperação muscular.
No prato do brasileiro ela acompanha refeições do dia a dia, como recheios de massas, tortas, refogadas com alho e cebola ou presente em saladas com outras verduras, se tornando um prato cheio para quem procura manter uma dieta balanceada.
Foto: Shutterstock