A corrida de rua está cada vez mais popular e isso é ótimo para a comunidade de corredores, que ganha força a cada dia! Mas para quem pensa que o esporte é simples, está enganado. Realmente não há muitas complicações, mas logo que você começa a investir nas passadas, se depara com alguns obstáculos que podem atrapalhar seu ritmo. Por isso, listamos algumas dicas para melhorar seu desempenho nos treinos e nas provas de rua. Veja:
1. Roupas e tênis
Os tecidos mais recomendados para praticar qualquer atividade física são o poliéster ou Dryfit, que ajudam com a transpiração e não retém o suor, diferente das roupas feitas de algodão, que ao ficar molhada, gruda no corpo e diminui seu rendimento. Já para os pés, é importante lembrar que os tênis não são eternos, e embora possam parecer novos, eles perdem o amortecimento e estabilidade ao longo do tempo, podendo prejudicar o seu desempenho e até mesmo ocasionar lesões.
2. Pausa para caminhada é parte do treino
Saiba que a caminhada não é sinônimo de “jogar a toalha” e não há problema algum em dar uma pausa andando. Pelo contrário, essa é uma estratégia para que o seu corpo se acostume com os novos estímulos impostos pelo exercício. A dupla corrida e caminhada é uma maneira muito benéfica, para melhorar a sua forma física e ganhar resistência.
3. Não corra todos os dias
É recomendado descansar dois dias por semana pelo menos. Lembre-se que o descanso também é parte do treinamento, já que os seus músculos precisam se recuperar. Além disso, é fundamental investir em um bom tempo de sono – e de qualidade. Enquanto dorme, seu corpo recupera corretamente os danos causados por um exercício intenso e se prepara para um novo dia de corrida.
6. Atenção à hidratação
Alguns corredores iniciantes não gostam de beber água enquanto correm por estarem preocupados apenas em manter a técnica da corrida. Se você estiver correndo por 30 minutos, realmente, não precisa beber água durante o treino. Mas se a corrida vai demorar mais que isso é preciso fazer uma pausa para se hidratar a cada 20 minutos, mais ou menos.
7. Cuidados com a alimentação
Ao iniciar a prática de qualquer atividade físicadieta equilibrada no dia-a-dia. Não é só porque você começou a malhar que pode comer qualquer coisa. Pelo contrário, ingerir alimentos muito gordurosos, com altas taxas de açúcares e carboidratos ruins pode prejudicar seu rendimento e até mesmo sua saúde. Por isso, o próximo item é…
8. Faça check-up
Os exames médicos são fundamentais para a sua segurança, para conhecer melhor seu corpo e para definir suas limitações. Na maioria das vezes, um pequeno problema não detectado precocemente pode agravar-se com o decorrer dos treinos, e por em risco toda sua temporada. Por isso, a cada seis meses procure realizar um teste ergométrico ou ergoespirométrico com acompanhamento de um cardiologista. Outra dica é procurar por uma boa avaliação nutricional e ortopédica para não ter problemas futuros.
E você: tem alguma dica para compartilhar? Deixe seu comentário aí embaixo.