Presença garantida em todos os momentos da nossa vida, a música é um dos melhores estímulos para, e durante, a prática de esportes. Escolher as músicas ideais e montar uma playlist de acordo com o ritmo do exercício são um dos motivos animadores para não desistir da caminhada, corrida, ou até mesmo, da academia.
Seja para acalmar ou relaxar, quando ouvimos música ativamos o centro do prazer do cérebro, liberando dopamina, o que causa a sensação de bem-estar.
Segundo estudos, as músicas podem elevar o humor, distrair da dor e do cansaço e aumentar a disposição e resistência, reduzindo a percepção do esforço durante a prática de atividades físicas.
Além disso, os sons e o compasso das melodias afetam as ondas cerebrais durante a execução do exercício, produzindo uma sincronização entre cérebro e movimentos do corpo, favorecendo a liberação de noradrenalina, substância que prepara o corpo para a prática de esportes, melhorando a frequência respiratória e cardíaca.
Outro bom motivo de praticar esportes ouvindo suas músicas favoritas são as alterações nas taxas de respiração e nível de oxigênio que são modificadas com estímulos musicais aos quais são submetidos, por isso, várias academias investem em um ambiente sonoro adequado e propicio a prática esportiva.
Independente do esporte escolhido, individual ou coletivo, a música pode e deve estar presente, pois auxilia e estimula as pessoas a se exercitarem por um intervalo maior de tempo.
Foto: shutterstock