O Alho é uma das mais antigas plantas cultivadas. Desde a antiguidade, o alho foi usado para fins medicinais, além dos gastronômicos. Babilônios, hebreus, egípcios, e vários outros povos davam-lhe atenção especial.
Para Aristóteles, o alho ajudava na cura da hidrofobia, além de ser um excelente tônico laxante. Já Hipócrates recomendava alho como tônico energético aos desportistas olímpicos. Romanos, indianos e chineses utilizavam-no como vermífugo, como remédio para dores de cabeça, fadiga, fraqueza, infecções e machucados.
Até nas duas guerras mundiais o alho desempenhou seu papel, sendo usado como antibiótico. Atualmente, pesquisas confirmaram suas propriedades fungicidas e bactericidas contra mais de 60 tipos de fungos e 20 de bactérias.
Dentre várias outras, confira algumas propriedades específicas do óleo de alho e surpreenda-se: antibiótico, anticancerígeno, anticoagulante, antidiabético, antiespasmódico, antifúngico, antioxidante, antirreumático, antitrombótico, antiviral, bactericida, diaforético (ajuda na transpiração), digestivo, diurético, expectorante, hipotensor, revigorante, relaxante muscular e cardíaco, tônico, vermífugo, entre outros.
Você pode até não gostar de comida com alho, mas é impossível negar os seus benefícios para a saúde. Abra os alhos, ou melhor, os olhos.
Imagem: www.shutterstock.com