Talvez você possa pensar que beber água está fora de moda com tantos líquidos que tem a disposição nos mercados, lanchonetes e lojas de conveniência, mas água não pode ser substituída. Pra falar a verdade uma parte dela até pode, mas não toda, podemos substituir metade do volume de água que temos que ingerir durante o dia por alguns chás sem açúcar. Mas tome cuidado, chás estimulantes como o mate, o preto, vermelho, verde, amarelo ou branco não entram da lista dos chás substitutos, eles são estimulantes e causam desidratação.
Vamos listar alguns benefícios da água e depois verificar alguns problemas quando não ingerimos a quantidade suficiente:
Favorece o emagrecimento, a água não possui calorias, enquanto seus substitutos são ricos em açúcares ou adoçantes que podem aumentar a necessidade de comer doces. Ainda muitas vezes entre os intervalos das refeições como o desjejum e almoço sentimos fome, mas pode ser sede e não fome.
O consumo correto de fibras associado a uma boa ingestão de água promove o bom funcionamento do intestino. Quanto maior for o tempo de permanência de o bolo alimentar no organismo além de potencializar a absorção ainda pode produzir toxinas que alteram o humor e favorece o consumo de alimentos por impulso e não para atender as necessidades do corpo.
O cérebro é formado basicamente por água e na sua falta ficamos irritados, inquietos e ansiosos o que pode aumentar a necessidade do consumo de gordura, açúcar e estimulantes para compensar os sintomas da desidratação.
Beber quantidade suficiente de água diminui a sobrecarga de trabalho que o coração sofre e reduz em 41% o risco de desenvolver problemas cardíacos. Indivíduos que tem problemas de saúde como hipertensão, diabetes e obesidade precisam aumentar o consumo de água, pois o coração já tem uma sobrecarga de trabalho. Estudos comprovaram que beber quantidade suficiente de água reduz em 50% a chance de desenvolver câncer de bexiga, 45% para câncer de cólon intestinal e de mama.
Abaixo uma tabela demonstrando alguns sintomas de desidratação, muitas vezes durante o dia apresentamos vários dos sintomas, mas não relacionamos com a baixa ingestão de água:
Sinais de Desidratação (Perda de peso corporal (%) x Sintomas)
1-2% – Sede, fadiga, fraqueza, desconforto passageiro, perda de apetite
3-4% – Desempenho físico prejudicado, boca seca, redução do volume urinário, pele avermelhada, impaciência, apatia
5-6% – Dificuldade de concentração, dor de cabeça, irritabilidade, sonolência, regulação da temperatura prejudicada, aumento da taxa respiratória
7-10% – Tontura, músculos espásticos (condição onde o músculo perde sua elasticidade e flexibilidade podendo conduzir a fibrose), perda do equilíbrio, delírios, exaustão, colapso
> 10% – Risco iminente de morte
Para calcular a quantidade de água para cada indivíduo usamos a seguinte fórmula:
Peso X 30 (ex. 50 kg X 30 = 1.500 ml ou 1,5 L)
Para dias muito quentes ou durante uma atividade física intensa a fórmula deve ser:
Peso X 35 (ex. 50 kg X 35 = 1.750 ml ou 1,750 L)
Faça o calculo da sua necessidade diária de água, beba o suficiente e goze dos benefícios.
Por Dr. Ricardo Vargas de Andrade
Nutricionista
CRN-1 5804