Esqueça tudo que já ouviu sobre comer por ansiedade ou nervosismo. Se você colocar as comidas certas em sua boca quando estiver nesse estado, elas podem te acalmar! E isso é uma ótima notícia, pois a última coisa que você precisa é mais stress, que com o tempo pode aumentar seu risco de pressão alta, doenças do coração e obesidade – e as chances de responder rispidamente a sua mãe quando ela perguntar pela terceira vez o que seu parceiro desempregado faz da vida.
Aqui vai uma lista das melhores comidas responsáveis por acalmar os ânimos e reagir aos danos que a pressão crônica causa em seu corpo. Comece seu estoque dessas comidas para que quando a tensão suba você possa combater o stress ao invés de enlouquecer.
Amêndoas, Pistaches e Nozes
As amêndoas são poderosas provedoras de Vitamina E, um antioxidante que reforça seu sistema imunológico, além de conterem Vitamina B que ajuda seu corpo a se segurar em situações desagradáveis. Já pistaches e nozes, ambos lhe ajudarão a manter sua frequência cardíaca quando as coisas ficaram feias, controlando a pressão sanguínea.
Abacates
Dá próxima vez que o stress lhe deixar faminto por uma delícia cremosa e gordurosa, pule o sorvete e tente algo como um guacamole caseiro – a textura grossa e rica pode satisfazer sua vontade e reduzir a sensação de frenesi. Além disso, essas maravilhas verdes são capazes de reduzir a pressão arterial.
Leite Desnatado
O velho leite morno já é conhecido como remédio para insônia e inquietude. Acontece que o cálcio pode reduzir espasmos musculares e aliviar a tensão.
Aveia
Carboidratos fazem o cérebro produzir mais serotonina, o mesmo químico relaxante produzido no cérebro quando comemos chocolate. Quanto mais devagar seu corpo absorver os carboidratos, mais constantemente a serotonina flui. Pelo fato de a aveia ser rica em fibras, poucas coisas demoram mais para seu estômago digerir. Conclusão: mais tempo para curtir os efeitos relaxantes da serotonina!
Laranja
O nutriente mágico aqui é, claro, a Vitamina C, capaz de retornar sua pressão sanguínea e os níveis de cortisol (hormônio de stress) ao seu estado normal.
Salmão
Hormônios do stress tem um arqui-inimigo: ácidos graxos do ômega-3. Uma dieta rica em ômega-3 evita que a adrenalina e o cortisol te deixem maluco (não é fã de peixe? A Nutryervas oferece o Ômega-3 para complementar sua alimentação.
Imagem: www.shutterstock.com