Extraído da semente do cártamo, típica dos países do hemisfério norte, o óleo de cártamo é rico em ômega 6 e 9, nutrientes importantes para a manutenção da saúde cardiovascular. Mas afinal, quais são os benefícios do óleo de cártamo?
O óleo também é rico em vitamina E (leia também o artigo Vitamina E, para que serve?), que previne a formação de radicais livres – os vilões do envelhecimento celular e aparecimento de alguns cânceres. O óleo de cártamo pode ser consumido em saladas, com o azeite, ou em cápsulas.
Os benefícios do óleo de cártamo também abrangem a redução do peso corporal – desde que aliado a uma dieta balanceada e exercícios físicos. Isso acontece, pois o óleo inibe as enzimas lipogênicas (LPL), as quais estocam gordura, e estimula a ação das enzimas lipolíticas, as que queimam a gordura.
O óleo de cártamo também promove a aceleração do metabolismo, aumento da massa muscular, tratamento e prevenção da diabetes mellitus tipo 2, inibição das células cancerosas, e diminuição do mau colesterol (LDL) e glicose no sangue.
Para saber mais sobre esse poderoso composto natural, confira o bate papo com o endocrinologista Dr. Sidney Senhorini Jr.: