Já faz um tempo que o chá verde ficou popular no ocidente. A bebida, além de gostosa, faz um bem danado à saúde. Mas, afinal quais são os benefícios do chá verde?
O chá verde é rico em flavonóides, responsáveis pelo combate aos radicais livres. Por evitar a oxidação, mantém as células vivas por mais tempo, retardando o aparecimento de rugas, bolsas sob os olhos e manchinhas na pele.
O produto também é amigo do coração, pois melhora o fluxo sanguíneo e a habilidade de relaxamento das artérias, além de manter saudáveis os níveis de colesterol. Outro benefício importante do chá verde é que ele protege contra a doença de Parkinson, causada pela morte de neurônios produtores de dopamina, que controlam os movimentos. Tudo isso também graças aos antioxidantes presentes no chá.
Quando o assunto é artrite o chá verde também tem sua importância. De acordo com estudos recentes, substâncias contidas na bebida têm o potencial de bloquear as enzimas que destroem a cartilagem e leva à artrite. O chá também pode ser um aliado na luta contra doenças como Alzheimer e ainda reduz o risco de derrame.
Insônia? Dá-lhe chá verde! Estudos mostraram que o produto tem o potencial de neutralizar os efeitos negativos da apnéia. E a bebida tem tantos benefícios que até o nosso hálito tem melhoras com seu consumo. Estudos demonstraram que o chá tem efeito inibidor em bactérias causadoras de mau hálito, dor de garganta e até cáries.
Achou pouco? Tem mais. O chá verde previne contra o câncer. Isso graças a substâncias que previnem a oxidação das células e combatem os radicais livres. Um estudo realizado com ratos mostra que o chá verde pode prevenir o câncer de cólon em mais de 50% dos casos.
Quantidade recomendada diariamente
Especialistas divergem quanto à quantidade recomendada diariamente. Uma parte defende que o consumo deve ser de três a quatro xícaras, outras até seis. É importante se atentar que o consumo acima de 600 ml (4 xícaras) pode causa efeitos colaterais, como insônia e gastrite.
Na correria do dia a dia nem sempre sobra tempo para o preparo da bebida.
Nestes casos, uma dica é consumi-lo em cápsulas.