É inevitável, os dias ensolarados nos dão pique e disposição para a prática de exercícios e programas ao ar livre, mas se o sol dá um ânimo a mais para sair de casa, o calor intenso pode trazer aquela sensação de moleza e acabar com qualquer programação.
Com as altas temperaturas, manter o corpo hidratado e a alimentação em dia requer cuidados redobrados, especialmente durante as atividades físicas.
Devido ao esforço e o gasto de energia, o corpo elimina cerca de 90% de água através do suor, por isso, é tão recomendado durante os exercícios físicos a ingestão de 500 ml a 1 litro de água por hora de exercício praticado. Com pequenos goles você acostuma o organismo e mantém o corpo sempre hidratado.
A água também é primordial para a funcionalidade de outros mecanismos importantes do organismo, como transporte de oxigênio para os músculos através dos glóbulos vermelhos do sangue, eliminação do dióxido de carbono pela respiração e a regulação da pressão arterial para o bom funcionamento do coração e da circulação.
Para quem deseja alternar a forma de manter o corpo hidratado, a ingestão de isotônicos também ajuda a repor os minerais perdidos, pois facilitam o esvaziamento gástrico e não dão aquela sensação de estomago cheio.
Aproveite os últimos dias de verão, mexa-se, hidrate-se e beba muita água.
Foto: Shutterstock