Desde criança você já deve ter ouvido que, pra crescer, tinha que comer feijão ou então espinafre, igual ao Popeye! Não era à toa. Estes alimentos são fontes ricas de ferro, nutriente fundamental para o desenvolvimento saudável do organismo.
Mas, afinal, quais são os benefícios do ferro?
Uma das principais funções do ferro é fazer o transporte de oxigênio para a produção de energia. O nutriente também é responsável pela formação da hemoglobina no sangue e na respiração celular.
Além disso, ele leva a substância para os músculos e também faz parte de enzimas e de compostos do sistema imunológico.
Fontes de ferro
O ferro pode ser encontrado de duas formas diferentes: a heme e a não-heme. O ferro heme é aquele com maior biodisponibilidade, ou seja, que é melhor absorvido pelo organismo. Este tipo de ferro pode ser encontrado em alimentos de origem animal.
Já o ferro não-heme é aquele presente nas leguminosas, vegetais de folhas verde escura, frutas secas, cereais e raízes. Nestes casos, alimentos com vitamina C podem ajudar na absorção do ferro pelo organismo.
Em alguns casos, a quantidade de ferro precisa ser complementada com o uso de suplementos. É o caso de pessoas que sofrem de anemias e doenças afins. A melhor maneira de saber, é conversar com seu médico ou nutricionista de confiança.