Importante para a saúde e melhora do desempenho do organismo, a vitamina B12 é essencial para a atividade da célula nervosa. Tem relação com a replicação do DNA e a produção da SAMe (S-adenosil-L-metionina), substância que afeta o humor.
Também chamada de Cobalamina, a vitamina B12 tem papel importante na formação da hemoglobina, importante para evitar a anemia, e na manutenção da bainha de mielina, substância que auxilia os nervos a funcionarem corretamente.
A recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é que uma pessoa com mais de 14 anos consuma de 25 a 100 mg por dia. A deficiência da vitamina pode levar a perda de memória, fraqueza muscular, confusão, fadiga e outros sintomas causados pelos danos nos nervos.
A vitamina B12 pode ser encontrada em cereais integrais, leite, levedo de cerveja, vegetais verdes, batatas, ovos, peixe, frango e carne vermelha.
Outra forma de suprir a quantidade diária recomendada da vitamina, como ocorre principalmente entre vegetarianos, é fazer uso de suplementos em forma de comprimidos ou xaropes.
Imagem: www.shutterstock.com