As fibras são encontradas na natureza em duas apresentações, solúvel ou insolúvel. A fibra solúvel tem afinidade pela água, quando deixada de molho aumenta de volume e possibilita a formação de gel, está fibra é mais fermentável e seu trânsito no intestino é mais lento. Já a fibra insolúvel não retém água e não forma gel, sua movimentação intestinal é mais rápida e está relacionada com a formação do bolo fecal, por permanecer menos tempo no organismo ela é menos fermentável.
Muitas são as transformações que os alimentos têm sofrido desde o início da indústria alimentícia, transformações estas, que tem favorecido a vida dos consumidores em termo de praticidade, mas isso não quer dizer que sua qualidade tem sido favorecida. Os alimentos refinados durante o processamento industrial perdem 70 a 80% dos minerais, 90% das vitaminas do complexo B e das Vit. A e E. Todas estas perdas estão associadas à retirada da fibra, nutriente fundamental para a manutenção da saúde. Sua perda tem resultado no aumento do risco de desenvolver muitas doenças.
Algumas doenças relacionadas à falta de fibra são: carência nutricional, constipação intestinal, hemorroidas, câncer de cólon intestinal, cárie dentária, obesidade, diabetes tipo 2, dislipidemia (alteração do colesterol e triglicérides), osteoporose, problemas cardíacos, hipertensão, problemas renais, depressão, dentre muitas outras. O processo de industrialização tem nos oferecido um alimento pobre em nutrientes, sendo que a falta da fibra é algo que temos que considerar com muito cuidado.
A seguir é possível observar de forma resumida as fontes de fibras solúveis e insolúveis e sua ação sobre o organismo e benefícios para saúde.
Fibras: suas características, fontes de alimentos e efeitos sobre a saúde do organismo
Viscosa, Solúvel, mais fermentável
Gomas e mucilagens
Pectinas
Algumas hemiceluloses
Fontes Principais de alimento: Produtos à base de cereais integrais (cevada, aveia, farelo de aveia, centeio, frutas (maçãs, cítricas), leguminosas, sementes e cascas, hortaliças.
Efeitos no organismo:
Diminui o colesterol do sangue ao se unir a bile.
Retarda a absorção de glicose.
Retarda o trânsito do alimento pelo trato Gastro Intestinal Superior.
Retém a umidade nos excrementos, favorecendo sua eliminação.
Produz pequenas moléculas de gordura após fermentação, que o cólon utiliza para obter energia.
Benefícios para a Saúde
Diminui o risco de doença cardíaca.
Diminui o risco de diabetes.
Não-viscosa, insolúvel, menos fermentável
Celulose
Ligninas
Psyllium
Amido resistente
Muitas hemiceluloses
Fontes Principais de alimento: Açúcar marrom, frutas, leguminosas, sementes, hortaliças (repolho, cenouras, couve-de-bruxelas), farelo de trigo, cereais integrais, também extraída e utilizada como aditivos alimentares.
Efeitos no organismo:
Aumenta o peso dos excrementos e a velocidade de sua passagem pelo cólon.
Fornece volume e sensação de saciedade.
Benefícios para a Saúde
Alivia a constipação intestinal.
Diminui os riscos de diverticulite, hemorroidas e apendicite.
Pode ajudar no controle do peso.
Imagem: www.shutterstock.com
Por Dr. Ricardo Vargas de Andrade
Nutricionista
CRN-1 5804