Mudar os hábitos e se readequar a determinadas rotinas levam um certo tempo, especialmente em se tratando da alimentação e da saúde.
A reeducação alimentar é um início de um hábito saudável para quem quer levar uma vida melhor. Entre seus benefícios esta melhor qualidade de vida, perda de peso e a diminuição do colesterol. Para quem procura mudanças na alimentação, separamos 3 dicas essenciais. Confira:
1 – Encontre os erros alimentares
Para começar a reeducação, é necessário ter consciência do que esta errado. Especialistas indicam que o mais aconselhável é procurar anotar esses pequenos erros, fazendo um diário alimentar com tudo o que foi ingerido na semana, e até mesmo, os motivos: se estava com fome, sede, alegre ou triste.
2 – Alimentação adequada
Com os apontamentos feitos, analise com precisão o que comeu durante uma semana, as quantidades e reveja alguns princípios básicos que toda pessoa adota em uma dieta. Os mais comuns e indicados para ter uma alimentação saudável são:
– Comer de 3 em 3 horas;
– Beber (em média) 2 litros de água
– Comer frutas, legumes, verduras e cereais diariamente.
Para quem procura “pegar leve” no início, a dica é ir adotando aos poucos o “novo” estilo de vida, por exemplo: levar frutas para o trabalho e trocar alimentos saturados por naturais ajudam na perda de peso, redução do colesterol e, ainda, restringe o consumo de gorduras. Mudar um mau hábito de cada vez é mais saudável do que mudar radicalmente.
3 – Planeje suas refeições
Aprender a planejar as refeições ajuda a ter um controle melhor do que esta comendo e aquilo do que pretende comer. Além de ser um hábito saudável, se programar e escolher os alimentos a serem ingeridos são uma forma de ter um controle maior e melhor na reeducação, além de claro, uma economia para o seu bolso. Planeje com antecedência!
Foto: Shutterstock