Qual a primeira coisa que vem à sua cabeça quando ouve falar de levedo de cerveja? Provavelmente você pensa na própria bebida, é claro. Proveniente da fermentação da cevada, o produto é um fermento inativo, com grande concentração de vitaminas do complexo B e proteínas. Mas afinal, levedo de cerveja, para que serve?
Assim como a carne, o levedo de cerveja também oferece grande quantidade de proteínas, mas com a vantagem de não conter colesterol e gordura. Por isso é recomendado para as pessoas que precisam de proteína, mas têm dietas restritivas, como vegetarianos, por exemplo.
Rico em proteínas, vitaminas, minerais, aminoácidos e fibras, o levedo de cerveja é um excelente repositor de nutrientes, sendo usado como complemento em dietas de emagrecimento.
E os benefícios desse fermento vão mais além. O levedo de cerveja é um grande aliado do sistema imunológico e promove resistência e desintoxicação do organismo (referência Dermatologia (SBD)). Também deixa a pele mais saudável, ajuda na regulação do intestino, além de manter a integridade do sistema nervoso, evitando assim o estresse, falta de concentração, o cansaço físico e mental.
O levedo de cerveja também é recomendado para diabéticos, por reduzir os níveis de glicose no sangue graças à grande quantidade de vitamina B e cromos que concentra.
Ainda na dúvida? O nutricionista Ricardo Vagar fala mais sobre o assunto no artigo “Por que ingerir o levedo de cerveja?“.
Como consumir?
O levedo de cerveja pode ser encontrado misturado a farelo de cereais completos, gema do ovos, leguminosas secas e melaço da cana. O produto concentrado também pode ser encontrado em cápsulas, tabletes, líquido ou em pó. A versão em pó pode ser misturada às saladas, vegetais, sopas e também emulsionada em azeites e molhos. Uma dica: para manter a integridade de seus nutrientes, nunca cozinhe o produto.
E mais:
Levedo de cerveja, para que serve? Saiba o que o nutricionista Ricardo Vargas fala sobre o assunto.