Por que as Vitaminas do complexo B são tão importantes para a saúde da mulher

Data da postagem: 23 de março de 2022

O complexo B é um conjunto de vitaminas fundamentais para o bom funcionamento do organismo. São vitaminas que cumprem funções essenciais, em especial no funcionamento de processos específicos do corpo feminino. Além disso, agem em elementos estéticos como cabelo, pele e unhas.

A seguir, conheça cada componente do complexo B e suas principais funções:

Vitamina B1 (Tiamina)

Responsável pelo processo de ativação das enzimas que atuam na transformação da glicose em energia. Também tem um papel importante na condução dos impulsos nervosos e no metabolismo aeróbico.

Vitamina B2 (Riboflavina)

Atua na cadeia respiratória para produção de energia, além da manutenção da integridade dos eritrócitos, no desenvolvimento do feto e no funcionamento dos hormônios da tireoide. Também favorece a oxidação dos aminoácidos e da glicose.

Vitamina B3 (Niacina)

Suas principais funções são auxiliar na circulação sanguínea, baixar o colesterol,  melhorar o controle da diabetes e aliviar a enxaqueca. Além disso, ajuda a amenizar os sintomas de artrite e na prevenção de doenças como aterosclerose, Alzheimer e catarata.

Vitamina B5 (Ácido Pantotênico)

Age na produção de energia, mantém o metabolismo ativo e auxilia no processo de equilíbrio dos níveis de colesterol. Também favorece a circulação de maior quantidade de oxigênio e combate o cansaço e a fadiga na medida em que auxilia na síntese de vitamina D e de hemácias.

Vitamina B6 (Piridoxina)

Diminui as chances de desenvolver doenças cardíacas, alivia enxaquecas e náuseas, auxilia na manutenção do sistema nervoso central e do sistema imunológico, promove a produção de serotonina e melatonina e diminui a inflamação do corpo.

Vitamina B7 (Biotina)

Está relacionada com a produção de glicogênio e de proteínas. É essencial para a manutenção da saúde da pele e dos cabelos. Além disso, ajuda a garantir energia nas células e para a produção de proteínas.

Vitamina B9 (Ácido Fólico)

Mantém os cabelos e a pele mais saudáveis, promove a uma boa memória, auxilia na síntese de DNA e no desenvolvimento do feto, fornece nutrientes para garantir a manutenção dos sistemas imunológico, circulatório e nervoso e ajuda a prevenir disfunções na mama e no cólon.

Vitamina B12 (Cobalamina)

Atua sobre os glóbulos vermelhos, células nervosas, no equilíbrio hormonal e na saúde da pele.

Saúde da mulher

Como as vitaminas do Complexo B agem especialmente no no processo de uma gestação saudável, no sistema imunológico, no fornecimento de energia, na melhora do cabelo, da pele e das unhas, entre outras demandas recorrentes às mulheres, é considerado essencial para a saúde da mulher.

Por outro lado, a deficiência das vitaminas do complexo B no organismo podem causar sintomas como irritabilidade, cansaço, tontura, queda de cabelo, dor de cabeça, dermatite, anemia, unhas fracas, entre outros, que também são queixas recorrentes das mulheres.

Sendo assim, a ingestão contínua de vitaminas do complexo B deve ser parte da dieta das mulheres que priorizam uma vida mais saudável.

Fontes de vitaminas do complexo B

As fontes naturais de Vitamina B são alimentos como feijão, brócolis, leite, cereais integrais, amêndoas, abacate, vegetais verdes, verduras, legumes, peixes, ovos, carne bovina e suína.

Mas existe, também, a opção de ingerir o complexo B por meio de suplementação. Dessa forma, a ingestão se torna mais disciplinada e na dose diária certa. Conheça o suplemento de Complexo B + Zinco + Vitamina D3 da Nutrye clicando aqui.

Categorias: , , ,