Diferenças entre o colágeno tipo 1 e tipo 2

Data da postagem: 20 de janeiro de 2021

O colágeno é uma proteína produzida pelo próprio corpo, cuja função é manter a estrutura, firmeza, elasticidade e maleabilidade da pele, tecidos e ossos. Também é essencial para manter a saúde dos músculos, ligamentos, tendões e articulações. Porém, com o passar dos anos, o corpo vai perdendo a capacidade de produzir colágeno, sendo necessário fazer uma reposição.

O colágeno pode ser encontrado em diversos alimentos, como carnes vermelhas, brancas, gelatina ou suplementos alimentares em cápsulas ou em pó. Os suplementos de colágeno mais comuns no mercado são os de tipo 1 e tipo 2, que têm funções diferentes. Conheça as diferenças entre cada tipo e suas funções.

Colágeno tipo 1

O colágeno hidrolisado, que é o tipo 1, consegue uma quebra de moléculas de proteína em partículas menores. Em razão de suas propriedades, é melhor absorvido no intestino, e possibilita várias funções, como:

  • Melhorar a firmeza da pele;
  • Fortalecer as unhas e o cabelo;
  • Fortalecer as articulações;
  • Ajuda no processo de cicatrização;
  • Ajuda no tratamento da osteoartrite.

Idealmente, o colágeno deve ser associado à vitamina C, já que ela potencializa os seus efeitos no organismo. Portanto, caso o suplemento não contenha vitamina C na composição, é aconselhado consumir o colágeno com suco de limão ou laranja, por exemplo. Por fim, caso queira saber mais, leia a matéria em que falamos desse tipo de colágeno clicando aqui.

Colágeno tipo 2

O colágeno não desnaturado, que é o tipo 2, está presente predominantemente na cartilagem. Este tipo de colágeno é menos ligado aos aspectos estéticos e mais funcionais para a saúde de articulações e cartilagens. Portanto, é indicado para prevenir e tratar doenças como:

  • Inflamação de articulações;
  • Lesão em cartilagens;
  • Doenças articulares autoimunes, como Osteoartrite autoimune;
  • Artrite reumatoide.

Nessas doenças, o organismo considera o colágeno que está nas articulações como uma proteína estranha e produz enzimas que destroem a cartilagem. Portanto, a reposição de colágeno tipo 2 ajuda o corpo a repor a proteína perdida nas cartilagens e a aliviar os sintomas.

Observações importantes

Consulte um médico antes de iniciar o uso do suplemento de colágeno. Principalmente se a procura estiver relacionada ao tratamento de alguma doença, já que a dose adequada para cada situação deve ser adaptada. Se você se interessou e quer começar agora mesmo sua reposição de colágeno, conheça os suplementos de colágeno da Nutrye clicando aqui.

Categorias: , , ,