Como manter a alimentação equilibrada nas celebrações de fim de ano

Data da postagem: 23 de dezembro de 2020

Com as celebrações de fim de ano é muito comum não resistir aos pratos tradicionais típicos da época. A falta de equilíbrio, no entanto, quebra radicalmente a rotina de uma alimentação saudável. Além de atrapalhar a dieta, esse desequilíbrio vai exigir o dobro de esforço posteriormente para compensar. Para evitar isso, confira algumas dicas para manter a alimentação equilibrada nas celebrações de fim de ano.

1) Evite produtos ultraprocessados

Os produtos industrializados costumam passar por diversos processos até chegarem nos supermercados, e também possuem adição de vários componentes que fazem mal à saúde a longo prazo, como conservantes, aromatizantes, corantes, entre outros, que empobrecem muito seu valor nutricional. Sendo assim, evite, por exemplo, salsicha, salame, bolachas, salgadinhos, macarrão instantâneo, refrigerantes, entre outros.

2) Não pule refeições

Nada de não comer nada durante o dia para poder exagerar na ceia. Se você seguir essa lógica, vai estar com tanta fome na hora de comer que provavelmente vai comer demais e com menos critérios. Dessa forma, pode acabar passando mal e seu tempo em jejum terá sido em vão.

3) Diminua a dose de óleo e açúcar

Na hora de preparar alimentos, prefira usar poucas quantidades desses elementos que são mais agressivos à saúde. Dá até para substituí-los por opções mais saudáveis. Por exemplo, algumas sobremesas podem ser adoçadas com o próprio açúcar da fruta, como os que são à base de banana por exemplo. Se você tiver acesso a panelas antiaderentes ou fritadeira elétrica, pode dispensar o uso do óleo em diversas receitas.

4) Escolha uma base natural

É mais saudável se alimentar de refeições à base de produtos naturais ou até mesmo minimamente processados. Transforme frutas, verduras e legumes em deliciosas saladas. Abuse de frutas secas como castanhas, nozes e outras Amêndoas. A lentilha também é muito saudável e bem típica de fim de ano. Além disso, para quem é do time da uva-passa, pode colocar em tudo sim.

5) Consuma suplementos com fibras

Por fim, um truque que funciona bem é o consumo de suplementos de fibras. As fibras dão a sensação de saciedade e fazem você se satisfazer comendo pouco. A Nutrye recomenda o Max Leve com consumo de pelo menos 2 litros de água diários para ajudar a manter o equilíbrio e ainda emagrecer. Clique aqui para adquirir o seu.

Categorias: , ,