Alimentação saudável na quarentena: imunidade e controle do peso

Data da postagem: 27 de maio de 2020

Com o isolamento social, é comum que a tensão e a ansiedade se manifestem, interferindo negativamente na alimentação. Por isso, trouxemos algumas recomendações para ter uma alimentação saudável na quarentena e garantir maior imunidade e controle do peso.

Para Andrea Bottoni, médico da equipe de nutrologia do Iges, comer bem não é só questão bioquímica, mas de comportamento. O professor de nutrigenômica Dennys Cintra, da Unicamp, afirma que é importante se atentar à variedade, fragmentação e higienização de alimentos.

Variedade

Tanto Cintra como Bottoni ressaltam que a imunidade aumenta conforme a variedade de elementos favoráveis à saúde ingeridas. É indispensável variar os pratos durante o dia, sempre se preocupando com o valor nutritivo de cada alimento.

Ao invés de comer só salada de alface e tomate, procure investir em beterrabas, brócolis, couve-flor, vagem, abobrinha, entre outros. Faça pratos bem coloridos. Foque em vegetais e grãos na hora do almoço e janta, e nas frutas e cereais naturais nas refeições paralelas.

Essa variedade vai fazer com que o sistema imunológico se fortaleça. Ainda que a pessoa venha a se contaminar com qualquer vírus, a doença vai se manifestar de maneira menos agressiva. Na quarentena, uma alimentação saudável é indispensável.

Fragmentação

Os especialistas concordam que comer várias vezes ao dia é até recomendado, contanto que haja equilíbrio em cada refeição. O ideal é comer seis vezes ao dia: café da manhã, colação (entre o café e o almoço), almoço, lanche da tarde, janta e ceia, evitando exageros.

Dessa forma, você sempre estará satisfeito e evita ter uma crise de fome que te fará comer muito de uma vez só.

Higienização

Da mesma forma que estamos nos preocupando com a higienização das mãos durante os riscos da pandemia, é importante higienizar o que entra no nosso corpo. Portanto, os especialistas recomendam usar água sanitária para higienizar os alimentos. Basta mergulhá-los em uma solução de uma colher de água sanitária (20ml) diluída na água normal (1 litro), depois lavar bem.

Quanto aos alimentos que vêm em caixas ou enlatados, precisam ter as embalagens limpas com álcool 70% ou água e sabão. O vírus sobrevive 24h em superfícies, portanto, esse aparente exagero pode ser fundamental para a prevenção do Coronavírus.

Suplementação

Alguns suplementos podem facilitar muito seu autocontrole sobre a alimentação durante a quarentena. A Nutrye tem 3 principais suplementos que ajudam a inibir a fome e controlar o peso: o Nutry Redux 3, o Max Leve e o Picolinato de Cromo.

Seguindo essas recomendações, você garante não só uma alimentação saudável na quarentena, como uma imunidade mais forte e evita ganhar peso. Sua saúde agradece.

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