7 hábitos que um esportista precisa ter

Data da postagem: 19 de fevereiro de 2020

O Dia do Esportista é comemorado todo dia 19 de fevereiro. Essa é uma data usada para conscientizar sobre os benefícios da prática esportiva, estimular as pessoas a praticar esportes e homenagear quem já pratica. Pensando nisso, preparamos uma matéria de leitura necessária para quem pratica esportes. Saiba quais são os principais hábitos que um esportista precisa ter na sua rotina.

1. Praticar atividades físicas diariamente

A começar pelo mais óbvio, a saúde de um esportista depende da dedicação diária dada à prática de atividades físicas. Não se trata, necessariamente, de ir à academia todos os dias, e sim de optar por incluir a atividade física na rotina do dia a dia. Por exemplo, escolher subir pelas escadas ao invés de pegar o elevador, ou ir ao mercado andando ao invés de ir de carro.

2. Ingerir água

Nosso corpo é composto por 60% de água. A ingestão correta de água é essencial para a saúde de quem pratica esportes. Em todos os processos do organismo, a água é elementar. Beber de 2 a 3 litros por dia ajuda a eliminar toxinas, prevenir câimbras, a fortalecer o sistema digestivo e cardiovascular e a melhorar o desempenho nas atividades físicas. Além disso, ainda traz benefícios para a aparência, pois diminui o inchaço, melhora a saúde e o aspecto da pele, do cabelo e das unhas. A dica é: não espere sentir sede para beber água. Apenas beba.

3. Descansar

Na mesma medida em que o esportista se dedica ao exercício físico, ele também deve se empenhar para ter a quantidade necessária de descanso diário. A saúde e a disposição são comprometidas quando não se dá atenção a essa necessidade básica. O correto é ter 8 horas diárias de sono ininterrupto. Para tal, ajuda ter um ambiente silencioso e escuro, em uma cama confortável. Outra dica de ouro é evitar, antes de dormir, ingerir alimentos gordurosos, evitar bebidas alcoólicas e evitar olhar o celular ou a televisão antes de dormir.

4. Exposição ao Sol

A vitamina D que nosso corpo absorve com a exposição ao Sol é muito saudável. O horário mais recomendado para essa exposição é entre as 10h e 16h, pois isso potencializa a absorção da vitamina. Apenas 15 a 20 minutos de exposição ao Sol por dia, em especial nos braços e pernas, já são suficientes. Dentro desse tempo, o protetor solar só deve ser aplicado no rosto. Se passar de 20 minutos, aí sim deve ser aplicado no corpo.

5. Ter uma alimentação saudável

Os nutrientes, proteínas, carboidratos e gorduras são benéficos para o corpo quando ingeridos na quantidade adequada. O carboidrato, por exemplo, é uma fonte de energia quase instantânea, portanto é recomendado seu consumo antes de qualquer atividade física. A gordura, quando consumida em doses equilibradas, também ajudam a repor energia e a absorver vitaminas.

6. Ter momentos de lazer

Uma pessoa estressada tem desempenho menor nas atividades físicas e isso afeta sua saúde em geral. Não adianta o esportista se dedicar assiduamente à pratica de esportes se ele não se preocupar com a saúde mental. Ter momentos de lazer, de meditação e de fazer as coisas que gosta são essenciais na rotina de um esportista.

7. Consumir os suplementos certos

Por fim, mas não menos importante, se o esportista alinhar todas essas dicas com o consumo dos suplementos certos, isso trará resultados significativos no seu desempenho nos esportes, assim como na sua saúde em geral. Conheça a linha de suplementos voltados para esportistas da Nutrye e potencialize todos os benefícios da sua dedicação aos esportes.

Categorias: , , ,