Como cuidar da pele antes e depois das atividades físicas

Data da postagem: 12 de setembro de 2016

Quando pensamos na prática de exercícios físicos lembramos de tudo como cuidados com a saúde, alimentação ou melhores recomendações e, muitas vezes, esquecemos de um pequeno detalhe: como cuidar da pele entre uma atividade e outra.

Mesmo com os benefícios da prática de esportes, é importante salientar que roupas inadequadas, o atrito provocado pelos movimentos e fatores climáticos, como vento e calor, são alguns motivos que podem provocar irritações e outras doenças na pele.

Para os entusiastas ou praticantes do desporto, é preciso tomar precauções, não somente antes de se exercitar, mas também após as atividades. Para evitar possíveis doenças de pele, separamos algumas dicas e cuidados antes e depois da prática de exercícios:

– Pratique esportes de cara limpa! Se estiver de maquiagem o ideal é retirar. O uso de maquiagem pode entupir os poros, dificultando a transpiração da pele e favorecendo o aparecimento de espinhas e inflamações.

– Para exercícios expostos ao sol, hidrate seu corpo e use filtro solar.

– Para cada tipo de exercício ou esporte praticado use roupas adequadas. Opte por tecidos de algodão e outros naturais com ventilação e que não retenham o calor.

– Os praticantes da natação precisam de cuidados redobrados por conta do cloro usado na água. Para cuidar da pele, escolha produtos à base de lipossomos e ceramidas.

– Para relaxar após a prática de esportes, o ideal é tomar uma ducha com água morna e manter a pele hidratada.

Lembre-se: a prática de esportes é um elixir para manter a pele bonita, pois entre os benefícios estão a obstrução dos poros, o auxílio na nutrição da cútis, a circulação sanguínea ativa e, ainda, o combate a substâncias que promovem o envelhecimento da pele.

Não fique parado, esporte é saúde para todo o corpo!

Foto: Shutterstock

Categorias: