Presente no cotidiano, o açúcar é um ingrediente comum e versátil, que divide opiniões daqueles que buscam uma alimentação leve e saudável.
Se na antiguidade chegou a ser apelidado de “ouro branco” (por ser agradável ao paladar), hoje em dia o açúcar recebe aditivos químicos em seu processo de industrialização, não possuindo quantidades suficientes no seu valor nutricional, transformando-o em um vilão. Além disso, o consumo em excesso pode acarretar sérios problemas de saúde, como obesidade, diabetes, alterações no fígado e na hipertensão arterial, além do aumento da taxa de triglicérides do organismo.
Zelando pela saúde, separamos três opções para quem procura melhorar a alimentação, sem perder o agradável sabor adocicado:
– Ágave
Extraído do néctar de cacto mexicano que, após seu processo resulta em adoçante orgânico, o ágave tem menor índice glicêmico do que o açúcar normal, transformando a glicose lentamente, evitando os picos de insulina.
– Açúcar mascavo
Como uma versão bruta do açúcar branco, o açúcar mascavo apresenta maiores quantidades de vitaminas, fibras, cálcio, proteínas, ferro e potássio.
– Açúcar de coco
Rico em vitaminas e minerais benéficos ao corpo, o açúcar extraído a partir das flores da palma de coco, possui índice glicêmico mais baixo que o açúcar comum.
Cuide da sua saúde e do seu bem-estar. Faça trocas saudáveis na sua alimentação. Substitua o açúcar.
Foto: Shutterstock