Se você está tentando levar uma vida mais saudável, mas a vontade incontrolável de comer doces não te abandona, fique atento a algumas dicas básicas que vão te ajudar.
1) A vontade de compulsiva de comer doces pode estar relacionada à deficiência de alguns nutrientes no organismo, como o cromo, as vitaminas – especialmente a B12, minerais, como o selênio e o manganês, e de ômega-3. Todas essas substâncias estão direta ou indiretamente ligadas na regulação dos neurotransmissores responsáveis pela saciedade e sensação de bem-estar.
Nesse caso a melhor solução é repor os nutrientes no organismo através de uma alimentação equilibrada ou então fazendo uso dos suplementos naturais. Converse com seu médico.
2) O consumo de exagerado de carboidratos, como pães e massas, libera insulina no sangue e esse hormônio ativa a região cerebral responsável pela sensação de fome, aumentando o apetite.
Essa situação é bem simples de ser resolvida. O primeiro passo é substituir o pãozinho por um pão integral, que promove mais saciedade. E diminuir a quantidade tanto do pão (mesmo integral) e das massas, como macarrão, lasanha, salgados, etc.
3) Atividade física aliada a uma dieta equilibrada também colabora para o bom funcionamento do organismo, diminuindo a vontade de comer doces e aumentando a qualidade de vida.
4) Turbine seu organismo contra a vontade compulsiva de comer doces e invista no consumo de: amêndoas sem sal (fonte de selênio); maçã (vitaminas do complexo B); suco de romã (rico em selênio e manganês); ovos (contém proteína e promovem saciedade); salmão (fonte de ômega-3)
Imagem: Shutterstock.