Quando o sangue encontra certa dificuldade em passar pelas veias ou artérias, é originada a má circulação sanguínea. Esta situação é bastante comum em mulheres que tomam pílula anticoncepcional e em pessoas com excesso de peso — mas qualquer um está sujeito a sofrer com a má circulação do sangue.
Algumas situações, como passar muito tempo com pernas cruzadas ou em pé, podem fazer com que o sangue encontre dificuldades em circular pelo corpo. Em outros casos, a má circulação pode ser até hereditária e se manifestar com maior frequência.
Quem sofre com esse incômodo pode sentir sintomas como dor e cansaço nas pernas, varizes, sensação de formigamento nas pernas, pés e mãos frias, e inchaços. Estes são os sinais mais comuns da má circulação.
Reduzindo os sinais
Uma boa forma de diminuir os sintomas é elevar as pernas no final do dia, utilizando almofadas. Além disso, é importante ter hábitos de vida saudáveis, praticando exercícios regularmente e evitando o consumo excessivo de sal. Controlar o peso, usar meias de compressão e não ficar muito tempo em pé ou sentado também ajudam no combate à má circulação.
Outro grande aliado é a Lecitina de Soja: este produto (consumido em cápsulas) possui propriedade de baixar os níveis de colesterol, diminuindo o acúmulo de depósitos de gorduras nas artérias, que prejudicam a circulação sanguínea e provocam doenças cardiovasculares.
Foto: Shutterstock