O Psyllium é uma erva que mede menos de 50 cm e produz flores brancas, agrupadas em espigas na ponta de pequenas hastes. Com exceção da casca e da semente, onde se encontra grandes quantidades de fibras, as demais partes da planta não tem uso medicinal.
Em sua composição química encontramos Fibras, Mucilagens e óleos.
Na dosagem recomendada, as fibras alimentares auxiliam no funcionamento do intestino ( na obstipação crônica, como coadjuvantes da evacuação intestinal, convalescença, períodos pós-operatórios e senilidade).
As mucilagens presentes na composição do psyllium absorvem considerável quantidade de água, aumentando o volume fecal que por sua vez aumenta o lúmen intestinal.
O uso de psyllium retarda tanto o esvaziamento gástrico como a absorção de glicose a partir do intestino delgado. Seus óleos também favorecem as propriedades laxativas.
Psyllium normaliza o tempo de trânsito intestinal, aumentando ou diminuindo este tempo, conforme a necessidade. Favorece o amolecimento das fezes e reduz a necessidade de esforço para a evacuação.
Em estudos realizados demostrou possuir a propriedade de reduzir o colesterol sérico total, reduzindo o LDL e aumentado o HDL.
Apesar de seus benefícios, preparações à base de psyllium possuem o inconveniente da forma de administração , pois as mucilagens formam uma pasta gelatinosa desagradável para ser ingerida.
O xilitol, edulcorante utilizado para nos comprimidos, atua como protetor contra cáries, além de ser bem tolerado por diabéticos.
A NUTRYE lança os comprimidos mastigáveis de psyllium de fácil ingestão, para que você possa se beneficiar dos efeitos da planta, suplementando conforme sua necessidade de forma agradável.