Prevenção do diabetes e autocuidado em tempos de Covid-19

Data da postagem: 22 de julho de 2020

Cerca de 6% da população brasileira tem diabetes de acordo com um levantamento feito pela Pesquisa Nacional de Saúde. Isso corresponde a uma média de 9 milhões de pessoas. Já outra pesquisa, realizada pela Sociedade Brasileira de Diabetes, aponta que mais de 12 milhões de brasileiros sofrem da doença. Para a prevenção do diabetes, é preciso entender o que é essa doença.

O diabetes é uma patologia crônica, que ocorre quando o organismo não consegue absorver a glicose. Isso faz com que o sangue tenha excesso de glicose e cause estresse oxidativo. O estresse oxidativo leva a complicações como nefropatias, retinopatias e neuropatias. Por isso a prevenção do diabetes é fundamental para uma qualidade de vida melhor. Existem 4 tipos de diabetes.

Tipos de diabetes

As células beta são responsáveis pela produção de insulina e transformação de glicose em energia. A diabetes do tipo 1 ocorre quando o sistema imunológico ataca as células beta por engano e a glicose se acumula no sangue. É mais comum ser diagnosticado na adolescência ou infância, mas também acontece em adultos.

Já a Diabetes de tipo 2 acontece quando o pâncreas não produz taxa suficiente de insulina para controlar a glicemia. É o tipo mais comum de diabetes, cerca de 90% das pessoas com diabetes têm o tipo 2.

Também existe o Diabetes Latente Autoimune do Adulto (LADA). Ocorre quando o corpo desenvolve um processo autoimune onde há perda de células beta do pâncreas.

Por fim, existe o Diabetes Gestacional, que, como o nome sugere, é desenvolvido em mulheres grávidas. Apesar de ser uma condição temporária, há riscos de se desenvolver tanto para a mãe como para o bebê.

Riscos em tempos de Covid-19

Como tem sido divulgado, pessoas com doenças crônicas têm mais chances de ter complicações com a Covid-19. Sendo assim, quem tem qualquer tipo de diabetes precisa ter cuidados redobrados nessa época.

Um dos recursos que têm demonstrado eficiência na prevenção do diabetes tem sido o Picolinato de Cromo. Isso porque o Cromo é um elemento essencial para o metabolismo de carboidratos, lipídios e proteínas. A deficiência do Cromo no organismo é causa potencial de diabetes. O Cromo ativa enzimas que regulariza a taxa glicêmica e aumenta a ligação da insulina com as células.

Para além dessa ajuda importante, há uma série de hábitos que precisam ser adotados por diabéticos para a proteção do corpo cm tempos de pandemia. Os cuidados vão desde a alimentação até a observação das taxas e disciplina com medicamentos. A Sociedade Brasileira de Diabetes, visando aumentar o conhecimento sobre os cuidados, elaborou um Manual de autocuidado com diabetes em tempos de Covid-19. Para acessar o manual completo, clique aqui.

Cuidar de você hoje é a melhor maneira de garantir uma qualidade de vida melhor agora e no futuro. Previna-se.

Categorias: , ,