Difícil de entrar, mais ainda de sair: por que não se prolongar no banho no inverno

Data da postagem: 16 de junho de 2021

Há uma verdadeira relação de amor e ódio pelo banho na estação mais fria do ano. Não há nada mais sofrido e ao mesmo tempo prazeroso do que tomar um bom banho quente no inverno. Mas é importante se atentar, pois banhos muito quentes e prolongados podem afetar sua saúde. Listamos, nesta matéria, alguns dos principais motivos para não tomar banhos muito quentes e prolongados no inverno. Acompanhe.

1. Urticária

Apesar de ser uma doença rara, algumas pessoas têm alergia à água ou a temperaturas muito altas, e a reação alérgica pode ser desencadeada por um banho quente, ainda mais se for prolongado.

2. Pele do corpo ressecada

A pele do corpo, em contato com a água muito quente por muito tempo, acaba ficando ressecada. Sendo assim, a textura suave da pele é perdida e acaba ficando com um aspecto esbranquiçado.

3. Pele do rosto e do couro cabeludo oleosa

Por sua vez, a pele do rosto e o couro cabeludo possuem mais glândulas sebáceas, que são estimuladas por água quente. Em razão disso, um banho muito quente pode causar excesso de oleosidade, o que abre espaço para uma pele acneica, caspas e seborreia. Além disso, pode causar a dermatite seborreica, que causa manchas vermelhas na pele.

4. Cabelos ressecados

Ao mesmo tempo em que a água quente deixa a raiz do cabelo oleosa, ela tira a hidratação das pontas do cabelo, deixando-o mais ressecado, sem brilho e mais rígido.

5. Queda de cabelo

Ao estimular as glândulas sebáceas do couro cabeludo, outro efeito colateral pode ser a queda de cabelo, que está muito associada à dermatite seborreica.

Então, como deve ser o banho no inverno?

Sabemos que é quase impossível tomar banho na água gelada em dias frios, que seria o ideal, mas existe algumas alternativas. O mais recomendado é tomar banho em uma água morna, ao invés de muito quente, o que diminui os inconvenientes. Outra opção é diminuir o tempo debaixo do chuveiro e usar água morna pelo menos para lavar os cabelos e o rosto. Outra opção é, no final do banho, passar uma água gelada no corpo rapidamente antes de sair.

É válido, também, associar estes hábitos ao uso de nutricosméticos que hidratam e protegem a pele. Confira algumas opções clicando aqui.

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