Como se organizar para a chegada de um novo ano

Data da postagem: 8 de dezembro de 2021

Você piscou e 2022 está chegando. Para que o próximo ano seja de muitas conquistas e realizações, não basta torcer, escolher a cor certa no Réveillon e cumprir outros rituais. É necessário ter planejamento.

O mês de dezembro é o mais apropriado para se planejar para o ano seguinte. Sendo assim, aproveite e siga as dicas a seguir para aumentar suas chances de ter um 2022 muito melhor aproveitado.

1. Faça previsões financeiras

Muita gente peca em não calcular os gastos futuros. Anote todos os seus gastos fixos (como conta de internet ou de telefone) e gastos variáveis (como presentes de aniversário, doações, lazer), com base no quanto você gastou nos últimos 3 meses. Inclua nos cálculos aquilo que você deseja comprar, como um sapato novo ou até mesmo um financiamento de imóvel ou carro.

Faça uma previsão para pelo menos os próximos 3 meses (mas o ideal é calcular os possíveis gastos do ano todo). Isso ajuda a se conter e evitar dívidas que você terá dificuldades para pagar depois. Há diversas planilhas financeiras disponíveis gratuitamente na internet pra te ajudar a fazer previsões financeiras. Clique aqui para baixar uma opção de planilha financeira simples.

2. Decida sobre sua carreira

Se você deseja crescer na sua carreira, é o melhor momento para definir quais ações você vai tomar para fazer acontecer. Seja investir em um curso, enviar currículos, entrar em contato com conhecidos que possam ajudar, prestar concurso, entre outras possibilidades. Só consegue quem tenta. E só tenta quem planeja.

3. Defina metas para a vida pessoal

A vida pessoal também pede planejamento. Afinal, se você estuda e trabalha é porque quer desfrutar da vida com mais qualidade. Portanto, defina metas de curto prazo (MCP) para alcançar metas maiores a longo prazo (MLP). Por exemplo, defina que irá praticar exercícios 4 vezes por semana (MCP) para até a metade do ano emagrecer 6 kg (MLP). Defina que vai juntar R$200 por mês (MCP) para até o fim do ano ter dinheiro para viajar (MLP).

4. Desapegue-se do que está sobrando

Ficar acumulando coisas que não te fazem bem só ocupa espaço e tempo na sua vida (isso vale para coisas e para relacionamentos). Sendo assim, selecione tudo aquilo que você não usa mais (como roupas, calçados e acessórios velhos) ou que não te faz bem de alguma forma (coisas que trazem memórias ruins, por exemplo). Separe para doar as que estiverem em bom estado e as que não estiverem, hora de jogar fora. Fazer essa limpeza material ajuda a se renovar mentalmente também. Experimente.

5. Pratique o autoconhecimento

Conheça a si mesmo, se pergunte quais são seus maiores sonhos e quais são seus impedimentos. Repense seus relacionamentos, quem você quer manter por perto e quem te deixa emocionalmente esgotado. Conheça, também, sua saúde, como seu corpo funciona, como reage a determinados alimentos, se você está dormindo muito ou pouco, o que é melhor evitar e o que é melhor incluir na sua rotina para ter uma saúde melhor. Isso ajudará a desenvolver sua maturidade e autoamor. Dê boas-vindas a 2022 sabendo muito mais sobre o que é realmente importante para você.

6. Faça uma retrospectiva desse ano

Por fim, procure refletir e registrar quais foram seus erros e acertos no ano que se passou. Pense, ainda, nos motivos pelos quais você é grato e nas pessoas às quais precisa demonstrar gratidão. Além disso, pense no que você poderia ter feito melhor e que poderá por em prática no ano que vem. São atitudes simples que te farão chegar mais próximo dos seus objetivos. Faça o teste! E Feliz Ano Novo!

Categorias: ,