O corpo exige mais água nos dias frios

Data da postagem: 15 de junho de 2022

Conforme os dias vão esfriando, a vontade de beber água já não é tão constante quanto nos dias quentes. No entanto, a necessidade de beber água nos dias frios aumenta. O motivo é que o nosso corpo gasta mais energia para fazer tudo nos dias gelados, já que também exerce a função de se aquecer.

Isso significa que, ao contrário do que se imagina popularmente, nesta época, nosso corpo tende a perder mais água. Não tomar a quantidade necessária de água por dia pode resultar em um quadro de desidratação. Por sua vez, a desidratação pode causar tonturas, arritmia cardíaca, pedras nos rins e piorar o aspecto da pele e dos cabelos.

Além disso, a falta de água no corpo também está associada a quadros de mau-humor, fadiga e fraqueza. Isso pode afetar significativamente, portanto, sua vida pessoal, profissional e seus estudos.

Quanto de água é preciso beber por dia?

 

É comum ouvir por aí que é necessário beber 2 litros de água por dia para uma rotina saudável. No entanto, essa é apenas uma média. A quantidade diária exata vai depender de fatores como peso, idade, estação do ano, entre outros, como a prática de atividade física, por exemplo.

 

A princípio, para calcular uma média da quantidade ideal de água que se deve consumir diariamente no inverno, calcule de acordo com sua idade e peso.

  • Jovens até os 17 anos: 40 ml por cada kg
  • 18 a 55 anos: 35 ml por cada kg
  • 55 a 65 anos: 30 ml por cada kg
  • Mais de 66 anos: 25 ml por cada kg

Algumas dicas que podem ajudar a se lembrar de beber água é ter uma garrafinha sempre à vista e até mesmo usar a tecnologia. Existem aplicativos próprios para isso, como o Beber Água, o Water Drink Reminder e o Drink Water Reminder.

O mais importante é não esperar a sede chegar para beber água. Quando o sentimento de sede surge, costuma ser sinal de que o organismo já está em estado de desidratação. Tenha disciplina e passe pelos dias frios sem grandes danos à sua saúde.

Categorias: , , ,