Complexo B: melhora seu metabolismo, imunidade e até aparência

Data da postagem: 24 de janeiro de 2020

Parece milagre, mas é ciência. Existe um suplemento que realmente tem o poder de melhorar sua saúde e aparência ao mesmo tempo. São as vitaminas do Complexo B. Elas fortalecem seu sistema imunológico e aumentam seu metabolismo, ao mesmo tempo que melhoram a saúde da pele, cabelo e unhas.

Seu consumo é recomendado até mesmo para gestantes, pois auxilia na formação do feto e evita a deficiência de vitaminas. No entanto, no caso de gestação e amamentação, é imprescindível consultar um médico  antes para receber as orientações de acordo com cada caso.

Gestantes não costumam ter contraindicação na reposição de vitaminas, mas é indispensável consultar um médico antes de iniciar qualquer tratamento.

Acompanhe essa matéria para conhecer o que cada elemento desse suplemento faz.

O que é o Complexo B?

O Complexo B nada mais é do que é um suplemento que repõe a falta de vitaminas no organismo, que muitas vezes não são adquiridas por meio de uma alimentação balanceada. O suplemento vitamínico Complexo B é composto de vitamina B1, vitamina B2, vitamina B3, vitamina B5, vitamina B6, vitamina B12, vitamina H e ácido fólico.

Vitamina B1

A vitamina B1 é essencial para melhorar o metabolismo dos carboidratos, gorduras, proteínas e ainda é estimulante para os nervos periféricos. Com isso, ela tem uma função muito importante sobre o sistema nervoso. A deficiência deste nutriente no organismo pode levar a doenças do sistemas nervoso e cardiovascular, incluindo a beribéri.

Vitamina B2

A vitamina B2 é indispensável para a formação das células vermelhas do sangue. Para gestantes e lactantes, há uma necessidade ainda maior de consumir essa vitamina. Se houver deficiência dessa vitamina, a imunidade cai e o indivíduo fica sujeito às mais diversas doenças.

Vitamina B3

A vitamina B3 também auxilia no metabolismo dos carboidratos e proteínas, participando da síntese das gorduras e da respiração. A deficiência dessa vitamina causa anormalidades digestivas. As consequências, além da irritação, são a inflamação das mucosas da boca e do trato gastrointestinal e por vezes a diarreia.

Vitamina B5

A vitamina B5 tem a função de extrair gorduras, proteínas e outros nutrientes vitais dos alimentos para sua melhor absorção. Além disso, é importante para a produção de neurotransmissores no cérebro e na fabricação de esteroides e previne disfunções mentais como estresse e ansiedade. A fadiga e fraqueza são sintomas da deficiência dessa vitamina no organismo.

A falta de algumas vitaminas como a B1, B3, B6 e B12 prejudica o metabolismo e causa cansaço e sonolência e sobrepeso

A falta de algumas vitaminas como a B1, B3, B6 e B12 prejudica o metabolismo e causa cansaço e sonolência e sobrepeso.

Vitamina B6

A vitamina B6 é outro elemento essencial para o metabolismo de carboidratos, aminoácidos e gorduras. Ela também atua no funcionamento dos nervos e na formação de glóbulos vermelhos, que aumenta a imunidade. Além disso, beneficia a saúde da pele. Sua deficiência é favorável à ocorrência de convulsões, erupção cutânea, sensação de formigamento ou rachaduras nos cantos da boca.

Vitamina B12

A vitamina B12 também é fundamental para o metabolismo. Ela auxilia o ácido fólico na formação do DNA e do RNA, que carregam as informações genéticas para cada célula viva. Em razão disso, também é extremamente importante para a boa manutenção do sangue e do sistema nervoso. Atua, ainda, no combate à anemia, depressão e a asma. A deficiência dessa vitamina favorece disfunções como depressão, diarreia, cansaço, perda de apetite, tonturas, problemas de concentração, falta de ar, inchaço na língua e vermelhidão ou sangramento da gengiva e até demência.

Vitamina H

A vitamina H é a “vitamina da beleza”, pois beneficia a saúde da pele, cabelo e unhas. Sua ausência pode causar pele ressecada, queda de cabelos e enfraquecimento das unhas.

Ácido Fólico

Por fim, o ácido fólico é responsável pela síntese e reparação do DNA, pela produção de novas proteínas e pela formação de hemácias. Ele atua na saúde cardiovascular e do sistema nervoso e imunológico. Na gravidez, é essencial para o bom desenvolvimento do feto e a formação do seu tubo neural. Ele também ajuda a evitar acne e dermatite, equilibra a oleosidade do cabelo e ajuda no crescimento dos cabelos e unhas.

Onde adquirir o Complexo B

Você encontra o Complexo B da Nutrye em lojas de produtos naturais.

Categorias: , , ,