Comer chocolate para cuidar da saúde: uma união possível

Data da postagem: 9 de abril de 2020

A Páscoa chegou e com ela os ovos de chocolate e outras delícias que fazem qualquer pessoa querer pausar a dieta. No entanto, você não precisa parar de consumir chocolate para ter qualidade de vida. Sendo assim, preparamos algumas orientações para você comer chocolate e ainda cuidar da saúde. Acompanhe.

O que dizem os nutricionistas?

A nutricionista Dionara Dourado afirma que o segredo é apostar em chocolates com alto teor de cacau.  Os que têm concentração maior de 60% podem ser consumidos diariamente sem que haja malefícios à saúde.

O nutricionista Ronaldo Sousa Oliveira Filho afirma que os chocolates com adição de açúcar, leite e xarope de milho não oferecem benefícios ao corpo. Por isso, se sua prioridade é se manter saudável, é bom evitá-los. Sempre consulte a embalagem e verifique se o chocolate contém tais ingredientes. A indicação diária recomendada é de 30g.

Benefícios do chocolate para a saúde

A ótima notícia é que há vários estudos que afirmam que o chocolate faz bem para a saúde. Mas isso dentro das recomendações e moderações já orientadas pelos nutricionistas. Sendo assim, veja os principais benefícios do chocolate para o seu corpo.

Ajuda na perda de peso e atividades físicas

Os chocolates com concentração de 70% de cacau e baixo teor de gorduras e açúcar também ajudam a perder peso. Isso porque ele acelera a queima de calorias e também evitam que a pessoa sofra com abstinência de doce e desista da dieta toda semana.

Comer chocolate também ajuda no desempenho de exercícios físicos. Uma pesquisa da Universidade de Kingston mostrou que a catequina, presente no cacau, melhora a circulação do sangue e as funções cardíacas, melhorando, também, o desempenho. Oliveira Filho completa, ainda, que eleva a energia e a oxigenação dos músculos, fazendo a performance melhorar.

Faz bem para a atividade cerebral

Os antioxidantes do cacau também ajudam a melhorar a memória e o escaneamento visual. Também há indícios de que melhora a atenção, a dicção, o raciocínio e minimiza os efeitos da falta de sono em mulheres.

Melhora a saúde cardíaca

Pesquisadores de Havard, em 2017, concluíram que pessoas que têm hábitos saudáveis e consomem chocolate uma vez na semana têm a saúde cardíaca melhor do que as que têm hábitos saudáveis mas não consomem.

Outra pesquisa feita por acadêmicos de Cambridge apontou que quem come chocolate diminui as chances de ter um AVC em 29% e de ter problemas cardíacos em 37%.

 

Um estudo publicado no The American Journal of Clinical Nutrition também apontou que o chocolate 70% ajuda, ainda, a controlar o colesterol, o que diminui o risco de diabetes e pressão alta, o que também contribui para a saúde do coração.

Previne o envelhecimento precoce

Outro benefício garantido pela ciência é a prevenção do envelhecimento precoce. Isso acontece porque o cacau tem antioxidantes que neutralizam os radicais livres, principais responsáveis pelo envelhecimento das células. Até mesmo produtos de beleza que contenham o cacau podem ser benéficos.

Melhora o humor

Por fim, o que ninguém duvidava é que o chocolate melhora o humor. O Chocolate estimula a produção de endorfina e serotonina, trazendo a sensação de bem-estar, prazer e relaxamento. É especialmente recomendado para mulheres que sofrem na TPM.

Alternativas

Em último caso, para você que não tem equilíbrio para comer só uma quantidade pequena de chocolate por dia ou seu bolso não permite, existem algumas alternativas. Há suplementos que oferecem esses mesmos benefícios para a sua saúde. A Nutrye tem soluções para cada necessidade na dose diária ideal para o seu corpo funcionar plenamente.

Se sua necessidade é de perda de peso ou manutenção da dieta, indicamos o Fibra de Maçã + Psyllium + Agar Agar. Se tiver problema de falta de energia para as suas atividades, recomendamos o Vitamina C + Arginina + Taurina. Para ação antioxidante e combate aos radicais livres, uma das melhores opções é o Agarivit. Já para melhorar o humor e amenizar os sintomas da TPM, indicamos o Triptofano + Vitamina B6.

Categorias: , ,