Alimentação na fase de amamentação: o que é recomendado?

Data da postagem: 11 de agosto de 2021

O aleitamento materno é o alimento mais saudável e completo que um bebê pode receber nos primeiros seis meses de vida. Portanto, a OMS (Organização Mundial de Saúde) recomenda que seja a única fonte de alimentação dos bebês nesse período. Porém, pouco se fala sobre a fonte de alimentação das mães em fase de amamentação.

Não apenas durante a gestação, mas após o parto, na fase de amamentação, ainda é necessário que a mãe tenha muita cautela em relação à dieta. O desenvolvimento e imunidade do bebê dependem dessa disciplina  No entanto, por vezes, falta informação para que essa alimentação seja adequada. Sendo assim, preparamos essa matéria com algumas orientações sobre a alimentação na fase de amamentação.

Em geral, a regra é manter uma boa hidratação e aumentar a ingestão calórica a um limite de 500 calorias por dia, considerando que a mulher tende a sentir mais fome nessa fase. A seguir, veja algumas recomendações sobre o que ingerir e o que não ingerir em período de aleitamento.

O que ingerir na fase de aleitamento materno

Sucos naturais e água

85% do leite materno é água. Sendo assim, é indispensável que a mãe tome água e beba sucos naturais neste período. É bem provável que nessa fase a mãe sentirá mais sede, então basta atender às necessidades do corpo.

Sopa de legumes

Essa é uma boa fonte de nutrientes, que faz com que o corpo absorva-os mais rapidamente e transforme-os em leite. Além disso, as sopas são muito fáceis de preparar.

Ovos

Ingerir ovos pode proteger recém nascidos de algumas alergias alimentares. É o alimento mais básico e fácil do mundo e vale a pena incluir na alimentação enquanto amamenta.

Amendoim

Outro alimento que previne alergias alimentares é o amendoim. A mãe que inclui amendoim na alimentação nessa fase diminui as chances do bebê desenvolver intolerância alimentar. No entanto, é importante não exagerar.

O que evitar na fase de aleitamento materno

Bebidas Alcoólicas

O corpo do bebê não está apto a metabolizar o álcool nos primeiros meses de vida. Por isso, o ideal é que a mãe evite bebidas alcoólicas já que o álcool pode entrar no leite. Além disso, o álcool desidrata a mãe. No entanto, é permitido tomar uma dose pequena de álcool duas ou três horas antes da próxima amamentação ou armazenar um pouco do leite antes de beber, para dar posteriormente ao recém-nascido.

Cafeína

O café, chá e outras bebidas que contenham cafeína podem ir para o leite e causar estímulos no bebê, como deixá-lo agitado e sem sono. Se for tomar, a regra é a mesma da bebida alcoólica: sem exageros e com a mesma cautela.

Fast Food

Um estudo realizado na Universidade de Alberta (Canadá) mostrou que consumir fast food duas ou mais vezes por semana na fase de amamentação anula os benefícios da amamentação em relação à proteção contra doenças respiratórias. Além disso, no futuro, o bebê pode desenvolver doenças relacionadas ao metabolismo.

Ter uma alimentação balanceada na fase de amamentação só traz benefícios. Seguindo essas orientações, você aumenta as chances do seu bebê de se tornar um adulto saudável. Cuidar de você é, também, cuidar do seu bebê.

Categorias: , ,