7 cuidados com a pele acneica

Data da postagem: 3 de fevereiro de 2021

As espinhas são inflamações cutâneas causadas pelo excesso de oleosidade na pele. Elas são um pesadelo para muitos, principalmente porque cuidar das espinhas costuma demandar gastos altos e muita disciplina. No entanto, é possível garantir uma pele saudável apenas mudando alguns hábitos no seu dia a dia. Aprenda 7 cuidados com a pele acneica.

1. Beba muita água

Essa é a orientação mais básica e simples entre os cuidados que você precisa ter com a pele. Nenhum creme vai fazer efeito se você não beber de 2 a 3 litros de água por dia (quanto mais, melhor). A água ajuda na desinflamação e cicatrização das espinhas, além de trazer diversos outros benefícios para a sua saúde.

2. Lave o rosto duas vezes ao dia

Lavar o rosto com um sabonete à base de zinco ou ácido salicílico ajuda a controlar a oleosidade que causa acne. Entretanto, não lave mais do que duas vezes ao dia, para evitar um efeito rebote em que seu corpo produz mais oleosidade para compensar a pele desidratada.

3. Tenha uma alimentação mais saudável

Evite açúcar, alimentos gordurosos, lactose, glúten e outros tipos de farinha branca. Prefira uma alimentação rica em Zinco, Selênio, Ômega 3, Vitamina A e Vitamina E. Alguns exemplos recomendados são: arroz integral, macarrão integral, farinha integral, quinoa, aveia, sardinha, atum, salmão, linhaça dourada, chia, semente de abóbora, gergelim branco, peixes, frango, lagarto, patinho, lombo suíno, cenoura, mamão, espinafre, gema de ovo, manga, limão, laranja, brócolis e abacate.

4. Use protetor solar sempre

O sol é um dos principais agentes que ativam as glândulas causadoras de cravos e espinhas. O uso de protetor solar para quem tem pele acneica é obrigatório. Em especial, para pessoas que usam produtos para tratar espinhas, pois as fórmulas do produto em contato com o Sol podem acelerar o aparecimento de rugas e até causar queimaduras.

5. Nunca esprema

Além de machucar a região e deixar marcas, espremer as espinhas pode infeccioná-las ainda mais. Isso porque a unha contém bactérias e sujeiras microscópicas que tendem a piorar as espinhas, além de dificultar a cicatrização.

6. Cuide da sua saúde mental

A acne pode estar associada ao estresse e ansiedade. Sendo assim, cuidar da saúde mental pode fazer a diferença no cuidado com a pele acneica. Procure fazer exercícios, relaxar fazendo o que gosta, se relacionar com pessoas que te fazem bem e, se possível, fazer terapia.

7. Tome a suplementação adequada

O melhor cuidado que você pode ter contra espinhas é cuidar da sua pele de dentro para fora. Sendo assim, para complementar sua alimentação e garantir a dose correta de cada elemento, vale apostar nos suplementos. O Óleo de Borragem, Óleo de prímula, e o Óleo de Gérmen de trigo são ricos em vitamina E e Ômega 6-9. Mas se quiser uma manutenção completa da saúde da sua pele, a melhor escolha é o Vitaminas + Colágeno + Levedo de Cerveja, pois também tem ação antioxidante e ainda melhora o aspecto das unhas e dos cabelos. Na dúvida, consulte um medico ou nutricionista.

Categorias: , , ,