7 alimentos ricos em sódio a ser evitados

Data da postagem: 21 de novembro de 2016

Não é de hoje que é preciso estar atentos ao cuidado com a saúde e, principalmente, com a nossa alimentação.

Ainda que seja um ingrediente fundamental para o funcionamento do organismo, o excesso de sal é extremamente prejudicial à saúde e mesmo sabendo dos riscos, a maioria das pessoas não se atentam a outro pequeno detalhe: a quantidade de sódio ingerida no dia a dia. Assim como o sal, o consumo em excesso de sódio pode levar a hipertensão, sobrecarga dos rins e, até mesmo, infarto.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o recomendado para um adulto é o consumo de, no máximo, 2.000 mg (ou 2 g) de sódio por dia, o equivalente a 5 g de sal, já que o mesmo é composto 40% de sódio.

Inimigo invisível, listamos alguns alimentos do consumo diário que possuem taxas elevadas de sódio. Confira alguns deles:

Shoyu

Presente na culinária japonesa, o molho de soja (shoyu) é rico em sódio, cerca de 900 mg do mineral. No molho de soja light, a concentração de sódio cai para 700 mg, por isso, fique atento ao seu uso.

Bebidas gaseificadas

As bebidas gaseificadas, especialmente refrigerantes de baixa caloria e água com gás, possuem o elemento na composição. Um refrigerante zero tem 28 mg a cada 200 ml. Já a água com gás é como refrigerante, só que sem açúcar e corante.

Pão francês

Favorito do brasileiro, o pão francês tem, em média, 289 mg de sódio por unidade de cerca de 50 gramas. Não somente o francês, mas os pães de forma e pão de queijo também devem ser consumidos com moderação devido à quantidade de sódio presente nestes alimentos.

Molho de tomate industrializado

Cuidado ao usar molho ou extrato de tomate, duas colheres de sopa é o equivalente a 5% da quantidade de sódio recomendada por dia.

Macarrão instantâneo

Considerado uma bomba de sódio, um pacote tem entre 1.600 e 1.700 mg do mineral, mais da metade da média diária que é de 2.400 mg. Fuja desse perigo!

Maionese, mostarda e catchup

Os conservantes à base de sódio são os mais indicados para a conservação de industrializados, como a maionese, mostarda e o catchup, por isso o alto teor. O sódio ainda é um vilão a mais pois é usado também para realçar o sabor destes condimentos. Consuma moderadamente.

Comida congelada

Campeões no ranking do sódio, as comidas congeladas chegam a ter mais de 2000 mg por porção. Evite comer esses industrializados.

Foto: Shutterstock

Categorias: